Já nos tempos em que vivi e trabalhei na África do Sul, o bichinho da inovação e do empreendedorismo estavam presentes e ativos. Assim, além do meu trabalho de médico e cirurgião, abri a valência de investigação em colaboração com um instituto científico de prestígio, o South African Medical Research Institute, em Joanesburgo. Essa colaboração produziu vários trabalhos científicos importantes. Passados muitos anos, continuo a trabalhar em técnicas inovadoras, sendo a mais recente o Laser-Médico com Robótica e Inteligência Artificial, denominado Laser Navi, já patenteado, numa excelente equipe do Instituto Politécnico de Cávado e Ave/Universidade do Minho.
Preocupo-me com as ameaças e os desafios com que se deparam as novas gerações e juntei a valência de Consultor em Projetos de Saúde à minha atividade. Colocar a ciência ao serviço das pessoas e da criação de riqueza em projetos inovadores, acarreta uma grande satisfação quando esses mesmos desenvolvimentos são benéficos para as pessoas e para o mundo.
Nos encontros da diáspora, recentemente organizados pela Secretaria de Estado das Comunidades, tive contacto com inúmeros membros da diáspora espalhados por vários continentes, Brasil, Estados Unidos e Canadá e pela Europa, aqui tão próxima. Dada a minha caminhada internacional, sinto-me à vontade para compreender as questões e os anseios de utilizadores e investigadores.
Ressaltou, no entanto, uma reflexão coletiva sobre o facto de que Portugal não tem prestado a devida atenção a este tema, desperdiçando em grande parte a oportunidade de não só trazer investimento para o país, mas sobretudo de satisfazer os anseios daqueles nossos concidadãos que pretendem respostas para os seus projetos e isso começa logo pelos conselhos e tratamentos que os nossos cidadãos podem ter na sua própria língua e de alguns serviços e tratamentos, por vezes em teleconsulta ou com curta deslocação a Portugal.
Os impedimentos para socializar e conviver durante a pandemia, levaram muitos de nós a fecharem-se, a auto-bloquearem-se e daí a frustração e até a depressão por que alguns passaram. É altura agora de usar as ferramentas e o acesso à internet para compensar e obter ajuda e informação. Em breve ficará ao dispor a minha página com informações.
De qualquer modo, aqui fica o meu contato e disponham.
António L. Baptista
Médico, Health Projects Advisor