Quatro modelos de fazer pensar
As novidades automóveis são uma constante em todos os segmentos. Neste caso, fizemos uma seleção de quatro propostas SUV recentemente apresentadas, que aqui divulgamos. Modelos com características e motorizações bem diferentes que podem pô-lo a pensar mais cedo… no Natal.
Ford Puma ST
É o primeiro SUV da oval azul desenvolvido pelo departamento de competição Ford Performance. Equipa um motor de três cilindros a gasolina 1.5l turbo EcoBoost, o mesmo do Fiesta ST, com 200 cv , associado a uma caixa manual de 6 velocidades. Ao cronómetro assina 6,7s dos 0 aos 100 km/h e tem uma velocidade máxima de 220 km/h. Há quatro modos de conduções disponíveis: Eco; Normal; Sport; e Track. Esteticamente destaca-se por uma carroçaria de estilo desportivo, onde sobressai a cor, Mean Green, e as jantes de 19 polegadas. Já no interior, o conforto é garantido pelos bancos Recaro. Ainda não há preços disponíveis, mas prevê-se um valor na casa dos 34.000€. Um carro que deverá chegar ao mercado ainda este ano.
Opel Mokka E
Assume-se como um pioneiro na marca: estreia um novo logo; a nova linha de design, “Opel Vizor”; um novo habitáculo totalmente digital, “Pure Panel”; e é o primeiro Opel a ter disponíveis desde a fase de lançamento motorizações elétricas e de combustão. A opção elétrica surge com um motor de 136 cv, um binário sempre disponível de 260 Nm e uma autonomia anunciada de 324 quilómetros. Há três modos de condução à escolha: Eco; Normal; e Sport. É também possível conectar o veículo às aplicações myOpel e Free2Move. Quanto aos motores de combustão, o bloco 1.2l turbo a gasolina surge nas variantes de 100 e 130 cv, ao passo que o 1.5l turbo Diesel conta apenas com a opção de 110 cv. Em ambos os casos associados a caixas manuais de 6 velocidades, estando também disponível uma caixa automática de 8 velocidades com patilhas no volante para os modelos a gasolina. O preço de entrada é de 21.100€ nas variantes com motor de combustão, e de 36.100€ para a versão elétrica.
Renault Arkana
É um SUV Coupé que surge com dois tipos de propostas, híbrida e de combustão, no caso desta última, associadas a um sistema micro-híbrido de 12V. A proposta E-TECH Hybrid, com opção de comando de caixa electrónico, conta com um bloco 1.6l a gasolina associado a dois motores elétricos. Já o bloco a gasolina 1.3 TCe estará disponível com dois níveis de potência, 140 e 160 cv. Esteticamente, destaca-se pela silhueta de linha coupé e pelos 190 mm de altura ao solo. Disponível em sete cores, o laranja Valencia da imagem é reservado à versão de topo, R.S. Line. Esta garante para-choques com aplicações em vermelho, jantes sombreadas de 18 polegadas, saída de escape com duas ponteiras e embaladeira escurecida; no interior, que conta com dois ecrãs digitais, destaca-se o acabamento tipo carbono no tablier e revestimentos das portas, assim como pespontos em vermelho e pedais desportivos. Um modelo com previsão de chegar ao mercado em 2021, para já sem preços disponíveis.
Volkswagen ID.4
É um SUV que se alicerça num design futurista em toda a linha exterior e interior, assim como nos materiais e acabamentos. Um carro concebido com inspiração na natureza, avança a marca. Destaca-se pela altura ao solo de 210 mm e equipa jantes de 21 polegadas. Surge com um motor elétrico, colocado sobre o eixo traseiro, que oferece 204 cv e uma autonomia de 520 quilómetros. Num carregador rádio é possível fazer uma carga para 320 quilómetros em apenas 30 minutos. A aceleração é de 8,5s dos 0 aos 100 km/h e a velocidade máxima limitada a 160 km/h. No interior, de estilo minimalista e com quase total ausência de botões, destacam-se dois ecrãs tácteis. Uma proposta que chega ainda este ano a Portugal. Os preços não são conhecidos, mas na Alemanha o preço de entrada deste veículo cifra-se nos 49.950€.
Este artigo foi escrito por André Duarte