A sociedade procura descarbonizar, livrando-se dos combustíveis fósseis. Os biocombustíveis são uma forma de se fazer o caminho de transição energética e de ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A bioenergia avançada representa uma alternativa aos combustíveis fósseis, sendo um instrumento para ajudar um país como Portugal a alcançar as suas metas de descarbonização, particularmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. A ABA – Associação de Bioenergia Avançada destaca quatro ODS possíveis de atingir através do uso de biocombustíveis:
1 | Energia acessível e limpa – ODS 7
A bioenergia avançada é uma fonte de energia renovável que transforma resíduos de diversas origens, como óleos alimentares usados, gorduras animais, resíduos de palha, molhos fora de prazo, borras de café, algas, entre outros, em energia limpa e acessível aos consumidores. Além disso, esta transformação contribui para a diversificação do mix energético, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis, assim como para a circularidade da economia, promovendo a revalorização de resíduos.
2 | Cidades e comunidades sustentáveis – ODS 11
O impacto da bioenergia é faz-se sentir no ambiente urbano, onde os biocombustíveis avançados estão a ajudar a reduzir as emissões de CO₂ no setor dos transportes pesados e marítimos, na aviação e na indústria. Soluções como o B15, B17 e B30 (Diesel com uma incorporação de 15%, 17% e 30% de biodiesel), já são uma realidade nas frotas de algumas cidades, reduzindo significativamente as emissões poluentes e criando uma mobilidade mais limpa e responsável. Portanto, a bioenergia avançada está a promover ativamente cidades mais verdes e com uma qualidade do ar significativamente melhorada, em linha com os objetivos de cidades e comunidades sustentáveis.
3 | Produção e consumo sustentáveis – ODS 12
Ao valorizar resíduos que, de outra forma, seriam descartados em aterros sanitários, como restos de alimentos, resíduos agrícolas e óleos usados, a bioenergia avançada diminui a pressão sobre os recursos naturais. Este processo permite que as cidades e empresas implementem práticas de produção e consumo mais sustentáveis, garantindo simultaneamente um uso mais eficiente dos recursos disponíveis. Neste cenário, a bioenergia avançada tem-se mostrado uma ferramenta para a sustentabilidade a longo prazo da cadeia de produção e consumo em vários setores pilares da economia.
4 | Ação climática – ODS 13
A ABA refere que a bioenergia avançada está a ajudar Portugal a atingir as suas metas climáticas e a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa ao substituir fontes de energia fósseis por alternativas renováveis, como os biocombustíveis avançados e o biometano.