Pianista Alexandre Tharaud estreou-se na Casa da Música.
Como tem sido habitual na Casa da Música, assinala-se o aniversário de nascimento da pianista e pedagoga portuense Helena Sá e Costa. Nascida no Porto a 26 de Maio de 1913, desenvolveu uma carreira internacional e contribuiu para a formação muitos músicos.
O pianista francês Alexandre Tharaud estreou-se na Casa da Música, no Porto, no passado sábado, dia 21, apresentando um repertório romântico, que incluiu peças de Chopin, Schubert e Liszt, abrindo o ciclo de tributo à pianista.
Neste recital, que acontece no âmbito do ciclo de piano da Casa da Música (CdM), o pianista tocou algumas peças consideradas “êxitos da sua discografia”, segundo o site da instituição.
Alexandre Tharaud, 53 anos, é “presença regular em festivais de piano” e “afirmou-se como um dos grandes artistas da sua geração e um expoente do pianismo francês”, refere a CdM, realçando que “a amplitude do seu envolvimento artístico se reflete nas suas colaborações com dramaturgos, bailarinos, coreógrafos, escritores, realizadores, cantores, compositores e músicos fora do espetro da música clássica”.
O tributo à pianista Helena Sá e Costa acontece até ao dia 29. No dia 27, haverá um concerto da Sinfónica do Porto. A obra em destaque pertence a um dos seus compositores preferidos, Robert Schumann. Para o interpretar, a Orquestra Sinfónica conta com o prestigiado Christian Zacharias na direção e ao piano. Nos dias 28 e 29, é a vez da Maratona dos Teclistas. Várias centenas de teclistas distribuem-se pelos diferentes espaços do edifício e mostram a um público entusiástico o talento que têm, contribuindo para a criação de uma atmosfera muito especial.
Artigo por Maria Ana Tojo