O SONO É MUITO IMPORTANTE, MAS HÁ UM HÁBITO QUE PREJUDICA A QUALIDADE DO SONO

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O SONO É MUITO IMPORTANTE, MAS HÁ UM HÁBITO QUE PREJUDICA A QUALIDADE DO SONO

Se tem por hábito adiar o alarme por mais cinco minutos, saiba que não deve continuar a fazê-lo. 

Quando adiamos o despertador, “o intervalo de tempo que dormimos entre cada alarme é muito curto, não sendo o suficiente para termos um sono de qualidade. Este gesto pode até perturbar o nosso padrão de sono”, pode ler-se no portal da CUF. Mesmo que consigamos voltar a adormecer, “já não vamos voltar a entrar no tal sono profundo e reparador, ficamos apenas num tipo de sono superficial”. 

O mesmo artigo acrescenta ainda que sempre que o alarme toca, há um aumento da produção de cortisol, a hormona do stress, que faz com que acordemos de forma abrupta, o que provoca stress agudo. Além disso, podemos sentir-nos ainda mais sonolentos do que se tivéssemos acordado logo com o primeiro sinal do despertador. “É preferível dormir 10-30 minutos extra de manhã do que andar repetidamente a carregar no ‘snooze’.” 

A CUF dá ainda estratégias para não adiar o despertador, como focar-se nos objetivos e naquilo que o levou a querer acordar mais cedo; não colocar o despertador na mesa de cabeceira porque, assim, será obrigado a levantar-se para o desligar; optar por um despertador inteligente que o acordam quando estiver na fase mais leve do sono e deitar-se mais cedo para que não tenha sono de manhã e tornar-se, mas fácil levantar-se da cama.  

No entanto, se mesmo depois destas estratégias continuar a sentir dificuldade em acordar de manhã, o melhor será aconselhar-se junto ao seu médico. Poderá precisar de ajuda para definir estratégias que se enquadrem melhor e que o ajudem a ter um sono de qualidade, a conseguir levantar-se mais facilmente e poderá verificar se existe algum distúrbio de sono. Relembramos que é importante dormir cerca de 7-8 horas de sono de qualidade por dia.  

Texto escrito por Maria Ana Tojo

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