O português João Ferreira, aos comandos de um SSV da Can-Am venceu esta terça-feira a quarta etapa da 46ª Edição do Rali Dakar. Com este triunfo, o piloto navegado por Filipe Palmeiro, recuperou 17 minutos face ao líder da classificação dos SSV, Farrés Guell, e mantém a sétima posição da geral na sua categoria.
De destacar que, nesta mesma etapa, o português Ricardo Porém, na categoria Challenger, também fez uma excelente prova, terminando em quinto lugar. O representante da equipa MMP é agora 12.º classificado.
O outro português num SSV, João Monteiro (Can Am), terminou a etapa na 14.ª posição, a mesma classificação que detém à geral da sua categoria.
Nos automóveis, a etapa foi ganha por Sebastien Loeb que fez o tempo de 2h36m02s. No entanto, a classificação geral continua a ser liderada por Yazeed Al-Rajhi, com 4m29s de vantagem sobre o espanhol Carlos Sainz (Audi), e 11m03s sobre Nasser Al-Attiyah.
Motos
Nas duas rodas, o piloto Rui Gonçalves (Sherco Rally Factory) é o melhor português e o 8º lugar conquistado neste etapa permitiu-lhe ascender ao 14º lugar da Classificação Geral.
António Maio (Drag’On Rally Team) terminou a 4ª etapa com o 22º melhor tempo. Já Bruno Santos (XRaids Experience) fez hoje o 36º tempo e foi o quinto melhor entre os estreantes no Dakar. Mário Patrão (Crédito Agrícola – MarioPatrao.com) e a sua Honda foi 55º, enquanto António Maio, com a Yamaha Portugal, completou os 438km cronometrados com o 32º tempo, isto porque foi alvo de uma penalização de 13m10s.
Artigo por Rui Reis