A Porsche acaba de apresentar a terceira geração do Panamera, a berlina desportiva de luxo por excelência. Para além das evidentes diferenças de ordem estética a e nova gama de motorizações, podemos destacar o novo sistema de suspensão Porsche Active Ride, que combina um nível de conforto significativamente mais elevado com as características de condução desportiva típicas da Porsche.
Preços começam nos 134.341 euros
O novo Porsche Panamera já está disponível para encomenda. A berlina desportiva de luxo oferece um equipamento de série mais reforçado em comparação com o antecessor, ao incluir suspensão pneumática de duas válvulas e duas câmaras, faróis em LED Matrix, ParkAssist, seletor de modos de condução no volante, compartimento para smartphone refrigerado com função de carregamento por indução, bem como um filtro de poeiras finas melhorado com função de recirculação automática do ar apoiada por GPS. Em Portugal, o novo Porsche Panamera começa nos 134.341 euros (Panamera 4 começa nos 141.118 euros). Já o Panamera Turbo E-Hybrid começa nos 206.824 euros. As entregas na Europa têm início previsto para março de 2024.
Mais E-Performance
A Porsche oferece um total de quatro variantes E-Hybrid para o novo Panamera, em resposta à elevada procura por este tipo de motorização. Todas as variantes E-Hybrid beneficiam de uma maior performance, autonomia e eficiência. No coração do Panamera Turbo E-Hybrid está um motor V8 turbo de quatro litros profundamente revisto. A potência do recém desenvolvido motor elétrico é de 140 kW (190 CV). Em conjunto, debitam uma potência combinada de 500 kW (680 CV). O binário combinado atinge uns impressionantes 930 Nm. A Porsche integra o motor elétrico na caixa de transmissão de dupla embraiagem PDK de oito velocidades, também esta totalmente redesenhada.
O Panamera Turbo E-Hybrid atinge os 100 km/h em 3,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 315 km/h. A bateria tem agora 25,9 kWh de capacidade. Isto permite uma autonomia elétrica de até 91 km em ciclo combinado WLTP, ou 83-93 km em ciclo urbano. Um novo carregador de bordo AC com 11 kW reduz o tempo de carregamento em postos com essa capacidade para 2 horas e 39 minutos
As versões Panamera e Panamera 4 também estarão disponíveis desde o lançamento. As modificações na pressão do turbo, no fluxo de injeção de combustível e na regulação da ignição otimizam a performance do motor V6 biturbo de 2,9 litros. Agora, esta motorização debita 260 kW (353 CV) e 500 Nm de binário – um aumento de 17 kW (23 CV) e 50 Nm em comparação com o seu antecessor. Esta melhoria permite ao Panamera acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos e aumenta a velocidade máxima para 272 km/h. O Panamera 4, com tração integral, demora 4,8 segundos e atinge os 270 km/h.
Luxuoso e desportivo
O novo Panamera mantém as linhas e proporções que caracterizam o modelo. Mede 5.052 mm de comprimento (5.202 mm na versão Executive), tem 1.937 mm de largura e 1.423 mm de altura (1.428 mm na versão Executive). O design renovado confere à berlina desportiva um aspeto ainda mais expressivo e desportivo. Na dianteira, uma entrada de ar adicional, localizada por cima da placa de matrícula, compensa a maior necessidade de ar do sistema de propulsão.
O conceito de cockpit Porsche Driver Experience apresenta o equilíbrio ideal entre elementos de controlo digitais e analógicos, enquanto posiciona todos os elementos necessários à condução no campo de ação do condutor. O seletor de velocidades encontra-se à direita do volante. O seletor de modos de condução, que permite alterar entre Normal, Sport e Sport Plus, e o controlo dos assistentes à condução estão dire tamente acessíveis ao condutor.
O ecrã com 10,9 polegadas apresenta dados de performance do veículo, caso assim o deseje. Permite também operar o sistema de infotainment e suporta o streaming de vídeo enquanto o veículo se encontra em movimento. Para evitar distrações ao condutor, as informações transmitidas no ecrã do passageiro não são visíveis através do banco do condutor.
O novo Panamera está equipado de série com uma suspensão pneumática de duas câmaras e duas válvulas com Porsche Active Suspension Management (PASM). A tecnologia de duas válvulas separa as fases de recuperação e compressão do controlo do amortecedor, o que permite oferecer uma diferenciação mais ampla entre conforto e carácter desportivo.
Para além disso, o inovador sistema de suspensão ativa Porsche Active Ride está disponível como opcional para os modelos E-Hybrid do novo Panamera. Este sistema supera os outros conceitos de suspensão em todos os parâmetros relevantes e oferece uma diferenciação entre conforto e dinâmica de condução sem precedentes. Esta tecnologia é complementada por um sistema de suspensão pneumática de câmara única que permite poupar peso. O chassis mantém a carroçaria do Panamera sempre plana, mesmo durante as travagens, condução e acelerações mais dinâmicas.
Panamera Turbo E-Hybrid mais diferenciado
As variantes de modelo com a designação Turbo passam a ter uma posição especial na Porsche, como porta-estandartes da performance. A Porsche reforçou esta posição com o Panamera Turbo E-Hybrid. No exterior, caracteriza-se por um para-choques traseiro distinto com difusor pintado e para-choques dianteiro único na cor da carroçaria. Apresenta ainda saídas de escape cromadas em Bronze Escuro e jantes com aperto central, disponíveis como opcional. A cor Turbonite, exclusiva dos Turbo, é utilizada como cor de contraste nos frisos das janelas e no logótipo Turbo na bagageira, bem como no Escudo Porsche no capot, jantes e volante. No interior, a cor Turbonite é combinada com elementos em carbono para criar um ambiente desportivo.
Artigo por Rui Reis