
O novo SUV Fastback da Peugeot estará à venda em fevereiro de 2024 nos níveis Allure e GT.
A Peugeot acaba de divulgar as primeiras imagens do novo E-3008 e, além das linhas inegavelmente sedutoras, há muitos mais detalhes para descobrir. Conheça o E-3008 em cinco pontos marcantes e que prometem ajudar esta nova proposta a manter o sucesso comercial da anterior geração.
Plataforma STLA
Com um inovador formato de carroçaria tipo SUV Fastback, este é o primeiro modelo da Peugeot a beneficiar da nova plataforma STLA Medium da Stellantis. As dimensões (comprimento: 4,54 m; largura: 1,89 m; altura: 1,64 m), tornam o E-3008 um dos SUV 100% elétricos mais compactos do segmento C. E isto oferecendo, ao mesmo tempo, muito espaço e volume de bagageira e garantindo uma eficiência aerodinâmica (Cx 0,28) digna de registo. A bagageira mantém um volume útil de 520 litros em todas as versões.
Gama simplificada
Para simplificar o processo aos clientes, estarão disponíveis três motorizações elétricas (tração às 2 rodas e 157 kW (343 Nm) ou 170 kW (343 Nm), enquanto a versão Dual Motor com tração às 4 rodas debita um total de 240 kW (157 kW à frente e 83 kW atrás).
Existem três definições para a bateria de iões de lítio de alta tensão: 525 km de autonomia (2 rodas motrizes), com 73 kWh; Dual Motor com uma autonomia de 525 km e 73 kWh e uma versão de 2 rodas motrizes com grande autonomia (700 km) e bateria de 98 kWh.
Para o carregamento em corrente alternada, estão disponíveis dois tipos de carregadores de bordo: trifásico de 11 kW de série e um carregador trifásico de 22 kW como opção. Já para o carregamento em corrente contínua através de supercarregadores, a tomada Modo 4 do novo E-3008 aceita potências até 160 kW.

Níveis de equipamento Allure e GT
As versões E-3008 Allure apresentam um acabamento de pintura num único tom e estofos em 50% TEP, metade em tecido com motivos em relevo. O equipamento de série principal inclui acesso e arranque “mãos-livres”, câmara traseira HD, sensores de estacionamento traseiros, faróis LED, jantes em liga leve de 19 polegadas, PEUGEOT i-Cockpit® com dois ecrãs digitais de 10 polegadas, sistema de infotainment PEUGEOT i-Connect®, entre outros elementos.
As versões E-3008 GT apresentam-se em duas tonalidades de carroçaria, com tejadilho preto e estofos em Alcantara. Principais equipamentos de série, para além dos presentes nas versões Allure: jantes em liga leve de 20 polegadas, faróis Pixel LED, sensores de estacionamento à frente, portão da bagageira motorizado, bancos dianteiros e volante aquecidos, carregador de smartphones por indução, iluminação ambiente personalizável, PEUGEOT Panoramic i-Cockpit® com ecrã curvo de 21 polegadas, i-Toggles personalizáveis, sistema de infotainment PEUGEOT i-Connect® Advanced.


Interior sofisticado
No interior, para além do generoso ecrã panorâmico flutuante de 21 polegadas do novo PEUGEOT Panoramic i-Cockpit® (ver abaixo), o carácter tecnológico do habitáculo é reforçado pela iluminação ambiente LED, personalizável em 8 cores diferentes. Nas versões Allure, o novo i-Cockpit® é composto, de série, por dois ecrãs digitais de 10 polegadas justapostos num único suporte, com o mesmo efeito flutuante do ecrã de 21 polegadas.
Na parte central da consola encontram-se os i-Toggles, botões sensíveis ao toque totalmente personalizáveis, que podem ser programados para proporcionar um acesso rápido a 10 das funções mais utilizadas pelo utilizador.
Os novos bancos dianteiros – uma combinação de TEP e tecido no nível Allure e TEP e Alcantara no nível GT – oferecem um conforto excecional e receberam o prestigiado rótulo AGR (Aktion für Gesunder Rücken), atribuído por uma associação alemã de médicos e terapeutas. Na versão GT, são também ventilados e contam com função massagem, sendo o aquecimento alargado aos bancos traseiros.
Novo 5008 em 2024?
Segundo a Peugeot, e complementando a estratégia de eletrificação a 100% da sua gama, esta irá lançar no mercado outro SUV elétrico de classe superior, visando uma base mais ampla de clientes de modelos SUV de grande dimensão. A marca francesa promete revelar mais detalhes no início de 2024.
Artigo por Rui Reis