O NOVO E (MUITO) SURPREENDENTE PEUGEOT 408

VEM AÍ O DOCUMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DOS DA WEASEL
22 de Junho, 2022
EX-JOGADOR DA NBA MORRE AOS 25 ANOS
22 de Junho, 2022

O NOVO E (MUITO) SURPREENDENTE PEUGEOT 408

O novo 408 é uma proposta inesperada na gama Peugeot e chega a Portugal no início de 2023.

As palavras são da própria Peugeot: “o 408 é inesperado porque é diferente. É o primeiro do seu género, tanto na história da própria marca, como no mercado automóvel no seu todo”. Com base na plataforma multi-energias EMP2 (Efficient Modular Platform), o novo 408 dispõe de uma longa distância entre eixos de 2,787 m, proporcionando um generoso espaço para o banco traseiro. O seu comprimento total é de 4,69 m e a sua largura é de 1,859 m com os espelhos rebatidos.Com uma silhueta fastback e um comprimento de 4,69 metros, com base numa distância longa entre eixos de 2,79 m.

É inegável que o 408 se destaca, antes de mais, pela sua silhueta dinâmica fastback e pelo seu estilo inconfundível, mas também porque rompe com a tradição. Solidamente assente sobre umas arrojadas jantes de 20 polegadas, o 408 mantém a assinatura de luz em forma de presas, tal como as luzes LED de três garras na traseira.

A bordo, o Peugeot 408 coloca o ênfase na qualidade e na conectividade. Assim, oferece a última geração do Peugeot i-Cockpit®, imediatamente reconhecível pelo seu volante compacto. Localizado ao nível dos olhos, imediatamente acima do volante, o novo painel digital incorpora um ecrã de 10 polegadas. No acabamento GT, o painel está disponível com tecnologia 3D. O painel de instrumentos digital pode ser totalmente personalizado e dispõe de vários modos de visualização (Navegação Conectada TomTom, Radio/Media, Ajudas à condução, Fluxo de energia, etc.) que podem ser alterados diretamente a partir do painel de controlo.

A gama de motores que propulsionam o novo 408 inclui duas versões híbridas plug-in com 180 e 225 cavalos, bem como uma versão a gasolina de 130 cv. As três estão associadas a uma caixa automática EAT8 de 8 velocidades.

PLUG-IN HYBRID 225 e-EAT8: tração dianteira / combinação de um motor PureTech de 180 cv (132 kW) e um motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa automática de 8 velocidades e-EAT8.
PLUG-IN HYBRID 180 e-EAT8: tração dianteira / combinação de um motor PureTech de 150 cv (110 kW) e um motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa automática e-EAT8 de 8 velocidades.

A bateria de iões de lítio em ambas as versões híbridas plug-in tem uma capacidade de 12,4 kWh e uma potência de 102 kW. Estão disponíveis dois tipos de carregadores de bordo: um carregador monofásico de 3,7 kW proposto de série e um carregador monofásico de 7,4 kW disponível como opcional.

Os tempos de carregamento estimados são os seguintes:

  • Através de uma wallbox de 7,4 kW (32 A) e com o carregador monofásico de bordo de 7,4 kW, a bateria estará totalmente carregada em 1 hora e 55 minutos.
  • Através de uma tomada reforçada (16 A) e com o carregador monofásico de bordo de 3,7 kW, a bateria estará totalmente carregada em 3 horas e 50 minutos.
  • Através de uma tomada padrão (8 A) e com o carregador de bordo monofásico de 3,7 kW, a bateria estará totalmente carregada em aproximadamente 7 horas e 5 minutos.

Uma versão totalmente elétrica seguir-se-á alguns meses mais tarde.

A eficiência foi uma das principais prioridades dos designers do PEUGEOT 408, uma vez que a combinação de esforços em termos de aerodinâmica, redução de peso (de 1.396 kg) e motores de baixas emissões significa que o veículo pode agora declarar consumos médios de energia notavelmente baixos, tanto para as versões híbridas, como para a versão a gasolina de 130 cv. 

A bagageira do 408 é particularmente espaçosa. Quando ambas as costas dos bancos estão rebatidas, a capacidade de carga aumenta de 536 para 1.611 litros (incluindo 36 litros de espaço de armazenamento debaixo do tapete da bagageira para a versão com motor de combustão interna). Com o encosto rebatido, pode ser transportado um objeto com comprimento de até 1,89 metros.

Para a praticidade diária, a área da bagageira está equipada com uma tomada de 12V no lado direito, iluminação LED, rede de fixação, uma correia e ganchos. A chapeleira é solidária com a porta da bagageira. Permanece presa à porta sempre que esta é aberta, tornando mais fácil a colocação de objetos na bagageira.

Artigo por Rui Reis

Lexus NX450h Leaderboard
Lexus NX450h Leaderboard
LexusNX450h_NewMenPT_Leaderboard02
LexusNX450h_NewMenPT_Leaderboard02