O mercado de trabalho tem vindo a alterar-se a olhos vistos e alguns trabalhadores ficam desempregados, outros encontram novos regimes de trabalho. Estes dados são essenciais para se compreender o panorama geral de Portugal.
Já foram divulgados os dados sobre o mercado de emprego em Portugal, atualmente, registam-se 5,14 milhões de trabalhadores ativos que estão empregados. No entanto, um número que tem estado em crescimento desde julho de 2023 são os desempregados inscritos no IEFP, que se aproxima dos 334 700.
A taxa de desemprego encontra-se nos 6,7%, em que 51% dos desempregados estão nessa condição há mais de 12 meses. Os jovens, 20,3% encontram-se em situação de desemprego, sendo que, 261 800 jovens que têm idades compreendidas entre os 16 e os 34 anos, não estudam nem trabalham.
As condições laborais e salariais também foram averiguadas e constatou-se que, 17,8% da população empregada tem contratos precários, a prazo ou prestação de serviços. Cerca de 830 000 trabalhadores recebem o salário mínimo nacional, 820€ brutos, um aumento de 69% na última década.
Após o COVID-19 entramos numa nova fase e descobrimos uma forma inovadora de realizar o nosso trabalho, através do teletrabalho. Um regime que algumas empresas têm mantido, 18% da população empregada trabalha em teletrabalho.