A depilação é um tema sensível e deve considerar com a máxima atenção a forma como se depila e considerar as consequências da mesma.
Quando as temperaturas altas chegam a depilação é muito mais frequente. O calor também incentiva o crescimento do pelo devido ao contato do sol com a pele. Isso cria uma necessidade de fazer a depilação de forma mais regular.
O inverso acontece com a chegada do inverno. Ainda assim, em alguns aspetos é importante que mantenha a depilação feita. Por exemplo, o uso de calças, principalmente se forem de ganga ou justas, podem causar fricção e nesse caso, o método é considerado uma “má prática de depilação”.
O efeito do corte causado pela fricção é idêntico a outros métodos, seja lâmina, creme depilatório ou máquina. Quando isso acontece, o pelo começa a crescer mais grosso e em maior quantidade. Para piorar a situação, este tipo de fricção cria pelos encravados, que podem infetar, e tornam-se bastante desconfortáveis.
Outros fatores que levam à existência de pelos encravados é a pele extremamente desidratada, a falta de renovação celular, esfoliação regular ou até a utilização de cera de má qualidade.
A depilação a cera é a mais aconselhável. Deve apenas garantir que a cera utilizada é de qualidade, mas se puder consulte sempre um especialista em pilosidade e pele.
Uma sessão de depilação a cera mal executada, é o suficiente para criar problemas cutâneos. Além de manchas e marcas que possam ficar, ainda há a possibilidade de estar a incentivar o crescimento de quistos na zona em que removeu os pelos.
Caso tenha a possibilidade de fazer a depilação com especialistas credenciados, opte por tratamentos que incluam uma desinfeção cutânea antes, e depois, com a Iodopovidona, mas certifique-se que não faz alergia a esses produtos.
Para os interessados em depilação definitiva, é um facto conhecido que o Laser Médico NDYag, a Luz Pulsada e a Eletrólise complementam-se entre si para um resultado eficiente. Ainda assim, neste caso, não pode mesmo prescindir da consulta para que seja feita uma avaliação cutânea que inclui o fototipo, morfotipologia, anamnese, tipo de pelo, cor e densidade.
Em todos os casos, a Drª Manuela Rebelo recomenda que use um creme diário e faça a esfoliação uma vez por semana. Ao cuidar da sua pele, e dos seus pelos, está a cuidar de si e a evitar possíveis complicações com a depilação.
Por exemplo, os homens sofrem de várias complicações devido aos pelos e depilações mal realizadas. Uma doença muito comum é a pilonidal que é extremamente desconfortável na vida das pessoas. A verdade é que esta condição de saúde afeta maioritariamente os homens. Em cada 3 homens há apenas 1 mulher que também é afetada por esta doença.
Muitas vezes, tudo começa na região sacrococcígea e advém de um pelo encravado que, ao infetar, forma um abcesso extremamente doloroso. Habitualmente é necessário recorrer a uma intervenção cirúrgica de recuperação longa e complicada.
Outra questão recorrente nos homens é o pelo na zona das orelhas, principalmente quando envelhecem. Para além das dermatites e redução da audição a autoconfiança é igualmente afetada.
O Laser, Luz Pulsada e Eletrólise podem ser a solução que procura, pois permitem ao homem eliminar progressiva e definitivamente este problema.
Ainda assim, pode e deve sempre consultar um especialista experiente que saberá aconselhá-lo sobre esta questão e outras que possa ter.
Este artigo foi escrito em parceria com Manuela Rebelo, Diretora da clínica especializada em tratamentos de pele, Clínica Manuela Rebelo.