Só serão construídas 275 unidades do hipercarro da Mercedes-AMG com um motor derivado diretamente da F1 com 1048 cv de potência.
Foi, finalmente, iniciada a primeira fase da produção do hipercarro Mercedes AMG ONE. As primeiras unidades serão entregues até ao final de 2022. A cadeia cinemática híbrida, baseada na tecnologia da Fórmula 1, com motor V6 turbo de 1.6 litros e quatro motores elétricos, com um potência combinada de cerca de 1048 cv, é construída pelos especialistas do desporto automóvel da Mercedes AMG High Performance Powertrains em Brixworth (Inglaterra), que também são responsáveis pelo desenvolvimento e produção das unidades de propulsão dos monolugares da equipa Mercedes AMG Petronas F1. A montagem de todo o veículo será realizada em Coventry, no Reino Unido.
O Mercedes-AMG One acelera de 0 a 100 km/h em 2.9 segundos e atinge os 352 km/h. Com um peso de 1,695kg, o hipercarro consegue percorrer 18 km no modo 100% elétrico. O preço estimado é superior a 2 milhões de euros.
A montagem deste automóvel exclusivo será realizada manualmente num total de 16 estações de montagem e de testes.
Na etapa referente à cadeia cinemática, o motor V6 turbo de 1.6 litros capaz de atingir as 11 000 rpm, a bateria de alta tensão e os quatro motores/alternadores elétricos foram todos previamente testados em bancos de ensaio, em Brixworth, para assegurar que se encontram em perfeitas condições. Exatamente com o mesmo processo utilizado nas unidades de propulsão dos monolugares da equipa de Fórmula 1 da Mercedes. A Mercedes AMG High Performance Powertrains fornece as unidades correspondentes: o motor de combustão híbrido eTurbo, a bateria de alta tensão do híbrido plug-in, o eixo dianteiro com dois motores/alternadores elétricos e a eletrónica de potência incluindo o inversor para cada um dos quatro motores/alternadores elétricos.
A fase final da produção é marcada por um ensaio num campo de testes próximo à fábrica, onde cada Mercedes AMG ONE é sujeito a testes de aprovação final por um piloto de testes de fábrica. Logo que tenha a sua aprovação, o automóvel é fornecido com a proteção de transporte apropriada e é transportado num camião fechado para a sede da Mercedes AMG em Affalterbach. É aí que os especialistas da Mercedes-AMG ONE fornecem instruções técnicas sobre o veículo e onde é realizada a entrega do veículo.
Artigo por Rui Reis