O Jumbo Floating Restaurant recebeu várias celebridades, como a rainha Isabel II e o ator Tom Cruise.
O famoso restaurante flutuante Jumbo de Hong Kong, conhecido pelas suas luxuosas salas de refeição e luzes, afundou no passado domingo, dia 19, no mar do Sul da China, anunciou a empresa proprietária.
O Jumbo Floating Restaurant – ou Jumbo Kingdom – havia sido rebocado na semana passada depois de ter encerrado durante a pandemia de covid-19. De acordo com a empresa Aberdeen Restaurant Enterprises, a embarcação foi atingida por condições meteorológicas adversas e naufragou perto das Ilhas Paracel, acrescentando que nenhum membro da tripulação ficou ferido.
Com 260 metros de comprimento e três andares, o navio esteve atracado 46 anos nas águas de Hong Kong, tendo recebido “numerosos dignitários e celebridades internacionais”, incluindo a rainha de Inglaterra Isabel II e o ator norte-americano Tom Cruise.
O afundamento surge depois de a Aberdeen Restaurant Enterprises ter dito que não tinha mais condições para assumir os custos de manutenção.
No entanto, a chefe do Governo de Hong Kong, Carrie Lam, rejeitou os pedidos de alívio financeiro temporário. “Indicámos de forma clara que o Governo não tem planos para investir dinheiro na operação do restaurante (…), disse Carrie Lam.
Mesmo antes da pandemia, o restaurante, que servia comida cantonesa, estava a acumular dívidas, mas a proibição de turistas para conter a propagação do vírus SARS-CoV-2 atingiu o Jumbo e outras atrações em Hong Kong.
Artigo por Maria Ana Tojo