O ANO DO LEÃO

JOSÉ CID SURPREENDE O MERCADO INTERNACIONAL COM UMA MÚSICA EM INGLÊS
24 de Março, 2021
THE WALKING DEAD CHEGA AO FIM DEPOIS DE 11 TEMPORADAS
25 de Março, 2021

O ANO DO LEÃO

Com uma carreira comercial de sucesso, o Peugeot 308 acumulou prémios e adeptos um pouco por toda a Europa. A nova geração promete manter os elevados padrões do seu antecessor e elevar o posicionamento que a marca pretende para o seu pequeno familiar, apostando numa maior qualidade geral, no reforço do conteúdo tecnológico e numa gama de motores ampla e com soluções para tudo e todos. É caso para dizer, “o rei está morto. Longa vida ao rei… leão”.

Com mais de 7 milhões de unidades vendidas, as diferentes gerações do 308 são um caso invejável de sucesso. Mas substituir um modelo tão bem-sucedido obriga a cuidados redobrados. A Peugeot não quis correr riscos e além do importante reforço dos atributos tecnológicos e de um design assumidamente sedutor e em linha com os últimos lançamentos da marca, o novo 308 cresceu a todos os níveis. A plataforma, por exemplo, é a mesma EMP2 da anterior geração, mas foi profundamente revista e aumentada. O novo 308 é 110 mm mais comprido (4,36 metros) e a distância entre-eixos aumentou 55 mm, beneficiando o espaço habitável. Já a altura foi reduzida em 22 mm, traduzindo-se numa silhueta mais dinâmica e fluida. Outro detalhe que revela bem a importância do modelo para a marca foi a escolha deste para estrear o novo emblema da Peugeot com a cabeça do leão em grande plano, uma espécie de regresso ao passado, mas de olhos postos no futuro.

Ainda no campo do design, da segurança e da tecnologia, os faróis dianteiros beneficiam da tecnologia LED desde o primeiro nível de equipamento, enquanto nos mais dotados GT/GT Pack, os faróis Full LED são ainda mais finos e estão dotados com tecnologia Matrix. Já na traseira, os faróis adotam a tecnologia full LED, exibindo a habitual assinatura luminosa da marca em forma de três garras.

O habitáculo também se revela mais sofisticado e com uma preocupação evidente com o incremento da qualidade geral. O painel de instrumentos digital integra um ecrã de 10“ desde o nível de equipamento Active Pack, assumindo a tecnologia 3D no nível GT. Totalmente parametrizável e personalizável, este painel possui vários modos de visualização.

previous arrow
next arrow
Slider

Na consola central, encontramos outro ecrã de 10” que centraliza as funções de infotainment.

A partir do nível de equipamento Allure, o novo PEUGEOT 308 integra i-toggles virtuais, comandos digitais sensíveis ao toque e totalmente configuráveis, que substituem o painel físico da climatização.

A função mirror screen, que permite espelhar o ecrã do telemóvel, é agora feita sem fios e permite conectar dois equipamentos Bluetooth em simultâneo. Podemos ainda destacar a presença de um travão de mão elétrico em todas as versões e níveis de equipamento.

Híbridos plug-in

A plataforma EMP2 permite integrar facilmente uma versão 100% elétrica, mas, nesta primeira fase, o 308 terá duas versões híbridas plug-in. O 308 HYBRID 225 e-EAT8 resulta da associação de um motor a gasolina com 180 cv (132 kW) com um motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa e-EAT8. Segundo a Peugeot, a autonomia em modo EV é 59 km (WLTP).

Já o 308 HYBRID 180 e-EAT8 combina o motor PureTech de 150 cv (110 kW) com o mesmo motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa e-EAT8. De acordo com a marca gaulesa, esta versão terá níveis de emissões de apenas 25 g de C0₂ por km e uma autonomia 100% elétrica máxima de 60 km (WLTP). Em ambos os casos, abateria de iões de lítio tem uma capacidade de 12,4 kWh.

Quando o novo 308 chegar a Portugal, o que poderá acontecer em julho, a gama ficará completa com uma variedade motorizações que incluem os conhecidosmotores 1.2 PureTech de 3 cilindros com 110 cv, 130 cv e 130 cv associado à caixa automática EAT8. A versão Diesel será assegurada pelo 1.5 BlueHDI de 130 cv com caixa manual de seis velocidades ou automática de 8.

DS 4 com versão de lançamento ainda mais exclusiva

previous arrow
next arrow
Slider

Na New Men já demos conta do lançamento do novo DS 4 e de todos os detalhes sobre o pequeno familiar premium da marca, mas a DS resolveu elevar o patamar de exigência e acaba de anunciar que irá disponibilizar uma Edição Limitada do DS 4 dedicada ao seu lançamento. Batizada La Premiére, esta versão exclusiva deverá chegar antes do final do ano e inclui uma série de detalhes específicos e acabamentos únicos. Disponibilizado numa especificação única, o DS 4 La Premiére pode ser encomendado com uma pintura Gloss Grey ou Crystal Pearl e o tejadilho em preto contrastante. Na frente destaca-se a grelha preta com pontas de diamante cromadas, agrupando as DS Wings em preto brilhante. O capot exibe o exclusivo logótipo “1”, específico desta versão La Premiére.

A assinatura em preto também se destaca na secção entre as luzes traseiras, bem como na parte inferior da carroçaria e nos contornos dos vidros laterais. As jantes de 19”, em preto brilhante e com recorte diamantado, dão o toque final ao exterior desta versão exclusiva.

O interior destaca-se pelas vastas superfícies cobertas com couro ‘nappa’ Criollo Brown e pelos bancos, revestidos em couro ‘nappa’ com design tipo bracelete de relógio, com funções de arrefecimento, massagem e aquecimento à frente. O DS 4 La Premiére oferece ainda acabamentos em madeira em tom castanho-cinza que são aplicados nos rebordos do painel de bordo assimétrico e nas portas traseiras.

Esta versão tão especial integra ainda o DS Extended Head Up Display, um sistema que projeta informações importantes para o condutor ou o DS Iris system, um ‘interface’ de última geração que surge associado ao controlador de gestos DS Smart Touch.

O reforço de equipamento compreende ainda os faróis de matriz de LED com projetores direcionais, o sistema de amortecimento controlado, a condução autónoma de nível 2, a visão de 360° com recurso a quatro câmaras, para facilitar as manobras, e um portão de bagageira elétrico com acesso mãos-livres.

São ainda propostas opções como o tejadilho em vidro, as jantes de 20” polegadas (no E-Tense 225 e PureTech 225), um sistema de som FOCAL Electra com 14 altifalantes e amplificador de 690 Watts, para além do sistema de visão noturna.

O DS 4 La Premiére estará disponível nas versões híbrida plug-in E-Tense 225 e nas variantes PureTech de 180 cv e 225 cv.

Este artigo foi escrito por Rui Reis