João Almeida carregou a camisola cor-de-rosa durante 15 dias. Quando a perdeu, o dia não foi triste, porque permanece o orgulho na sua caminhada.
O “Giro” terminou e João Almeida concluiu a etapa a 2 minutos e 57 segundos do vencedor. O ciclista com apenas 22 anos já fez história.
O desporto sempre esteve presente na sua vida. Aos 14 anos fez natação, jogou futebol e até dançou no rancho folclórico local. Ainda assim a sua paixão acabou por ser só uma: o ciclismo.
A cada km do “Giro”, a esperança e o orgulho da família cresciam. Em forma de apoio, a freguesia de A-dos-Francos vestiu-se de cor-de-rosa.
Apesar de ter perdido a camisola para Tao Geoghegan Hart, o ciclista conquistou o título de melhor classificação portuguesa no Giro.
Deixou, em cada km, um pouco de suor, e aumentou ainda mais o amor à camisola. Não foi fácil chegar onde chegou, mas os seus esforços foram recompensados. Na história fica a memória do dia em que um português conquistou o 4º lugar e estabeleceu um recorde de tempo com a camisola cor-de-rosa.
Este artigo foi escrito por Marta Pereira Laranjeira