No ano de 2024, Portugal tem 59 praias com a distinção ‘Zero Poluição’, que estão espalhadas por 31 concelhos de todo o território nacional.
A associação ambientalista ZERO anunciou a atribuição do título de ‘Zero Poluição’ a 59 praias portuguesas, espalhadas por 31 concelhos de Portugal continental e das ilhas da Madeira e dos Açores. Neste ano de 2024, a lista inclui mais cinco praias do que em 2023 e, pela primeira vez, duas águas balneares interiores.
Em comunicado, a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável destacou que o objetivo alcançado em 2024 está alinhado com as metas europeias do Pacto Ecológico Europeu e do Plano de Ação para a Poluição Zero. Das 59 praias portuguesas, 21 estão nos Açores, o que representa um total de 36%. Os concelhos de São Roque do Pico (Açores) e Vila do Bispo também se destacam por terem cada uma delas quatro praias reconhecidas com esta distinção.
[Pode consultar a lista completa das 59 ‘Praias Zero Poluição’ aqui.]
Entre os concelhos com três ‘Praias Zero Poluição’ estão Alcobaça, Aljezur, Faro, Odemira, Sesimbra, Tavira, Porto Santo (Madeira), Lajes do Pico (Açores) e Vila do Porto (Açores). No total, as ‘Praias Zero Poluição’ representam 9% das 664 águas balneares existentes em Portugal, um aumento de 1% em relação ao ano anterior – em 2023, havia 54.
A ZERO realça que, apesar de todas as praias reconhecidas como ‘Zero Poluição’ em 2023 terem mantido a classificação de qualidade da água “excelente“, algumas deixaram de poder ser consideradas ‘Praias Zero Poluição’ devido à deteção de microrganismos numa única análise, ainda que os valores fossem mínimos.
Este ano, pela primeira vez, foram reconhecidas duas praias interiores como ‘Zero Poluição’: Santa Clara (Odemira) e Devesa (Sabugal). Além disso, nove novos municípios passaram a integrar a lista de concelhos com pelo menos uma praia ‘Zero Poluição’, incluindo Leiria, Pombal, Sabugal, Calheta (Madeira), Machico (Madeira), Lajes do Pico (Açores), Ponta Delgada (Açores), Povoação (Açores) e Santa Cruz da Graciosa (Açores).
“À exceção de duas praias interiores, todas as restantes praias são costeiras. Este facto é um indicador do muito que ainda há a fazer para garantir uma boa qualidade da água dos rios e ribeiras em Portugal, o que requer esforços adicionais ao nível do saneamento urbano e das empresas”, realça a ZERO.
Por outro lado, o concelho de Albufeira viu as suas seis ‘Praias Zero Poluição’ de 2023 serem removidas da lista devido a análises que apresentaram valores, embora muito baixos, de microrganismos superiores a zero. Mafra, Óbidos, Torres Vedras e Vila Real de Santo António foram outros dos concelhos que deixaram de estar representados.
O que é uma praia ‘Zero Poluição’?
Uma praia ‘Zero Poluição’ é aquela que, a partir dos dados da Agência Portuguesa do Ambiente e ao longo das três últimas épocas balneares, não apresente qualquer contaminação microbiológica nas análises, mantendo uma classificação “excelente” e valores zero ou inferiores ao limite de deteção de Escherichia coli e Enterococos intestinais.