O renovado SUV da VW chegará a Portugal no segundo trimestre de 2024.
Um verdadeiro caso de sucesso, o Tiguan já vendeu mais de 7,6 milhões de unidades desde que foi apresentado pela primeira vez em 2007.
Recorrendo à última evolução da plataforma MQB Evo, o novo Tiguan melhorou em praticamente todos os domínios. Como caraterística particularmente marcante, destaca-se a frente, inspirada na família de modelos 100% elétricos ID, com faróis LED muito planos e uma faixa horizontal coberta de vidro. Os recém-desenvolvidos faróis IQ.LIGHT LED Matrix HD, em que o HD significa High Definition, oferecem um alta resolução das fontes de luz. No caso do Tiguan, um total de 38.400 LED multipixel (19.200 LED multipixel por farol) iluminam a estrada e a área circundante a um nível completamente novo, melhorando assim o conforto e a segurança.
Esta solução também contribui para a maior eficiência aerodinâmica que viu o Cd baixar de 0,33 para 0,28.
Interior ainda mais “digital”
O interior do Tiguan apresenta um conceito e um design completamente novo. O Digital Cockpit partilha o painel com o ecrã de infotainment que pode medir até 38 centímetros (15 polegadas) e que possui uma estrutura de menus e um grafismo totalmente novos. Um inovador seletor multifunções de experiência de condução com ecrã OLED integrado, pode ser utilizado para controlar o perfil de condução, o volume do rádio ou também as cores da iluminação de fundo.
Os novos bancos: ergoActive Plus, com regulação lombar pneumática em quatro posições e função de massagem pneumática com 10 câmaras de pressão, combinam na perfeição com o carácter de elevada qualidade do Tiguan. Além disso, está disponível uma função de programação para ativação automática do aquecimento ou ventilação dos bancos a determinadas temperaturas exteriores.
Uma gama de motores muito alargada
Graças à MQB evo, podem ser implementados vários tipos de propulsão no Tiguan. Por exemplo, estarão disponíveis motores Diesel sobrealimentados (TDI), motores a gasolina sobrealimentados (TSI), motores a gasolina sobrealimentados com tecnologia mild hybrid (eTSI) e sistemas híbridos plug-in (eHybrid) que serão propostos no futuro exclusivamente em conjunto com a caixa de velocidades automática (DSG). Tal como nos modelos Volkswagen ID. e no novo Passat, a posição do seletor da caixa de velocidades será futuramente alterada através de um comando na coluna de direção, à direita do volante, com um princípio de funcionamento intuitivo. O comando é rodado para a frente para “D”, para conduzir em frente, e para trás para “R” para se poder fazer marcha-atrás, enquanto o travão de estacionamento é ativado premindo a parte lateral do manípulo. Todos os modelos Tiguan dispõem adicionalmente de patilhas atrás do volante.
A Volkswagen atualizou o controlo de chassis adaptativo DCC. Além disso, o novo modelo está equipado de série com o Vehicle Dynamics Manager – um sistema MQB, que fez a sua estreia no atual Golf GTI3. O sistema controla as funções dos bloqueios eletrónicos do diferencial (XDS) e os componentes de dinâmica lateral dos amortecedores controlados no sistema DCC Pro. As aplicações de força de travagem específicas para cada roda e as alterações seletivas na dureza dos amortecedores, proporcionam maior conforto ao rolar e melhor desempenho em curvas mais dinâmicas. Desta forma, o comportamento do veículo torna-se mais estável, ágil e preciso.
Mais espaço para pessoas e bagagens
O novo Tiguan aumentou o seu comprimento em cerca de três centímetros. A altura, a largura e a distância entre eixos permanecem praticamente idênticas às do antecessor. A capacidade da bagageira da nova geração mostra como o espaço é bem aproveitado: embora o SUV seja apenas ligeiramente mais comprido, a sua capacidade da bagageira aumentou 37 litros para 652 litros (quando carregado até à altura dos encostos do banco traseiro).
Artigo por Rui Reis