

O utilitário 100% elétrico da VW terá tração dianteira, uma autonomia até 450 quilómetros e chega em 2025.
A Volkswagen vai apresentar a versão de produção do ID. 2all para o mercado europeu em 2025. O objetivo é um preço inicial inferior a 25.000 euros. O modelo ficará posicionado entre o Polo e o Golf e conta com uma versão mais evoluída da plataforma MEB Entry. O ID. 2all dispõe de um potente motor elétrico com uma potência de 166 kW / 226 cv e terá uma autonomia WLTP calculada de até 450 quilómetros. O interior apresenta um sistema de infotainment intuitivo com controlo de volume clássico e comandos de ar condicionado em separado. Com 4,05 metros de comprimento, o ID 2all é semelhante em dimensões ao Polo, mas, segundo a marca, oferece a habitabilidade de um Golf. O mesmo se aplica ao generoso volume de carga, que varia entre os 490 (mala mais espaço de arrumação extra) e os 1.330 litros.
O concept ID. 2all foi concebido por Andreas Mindt, que assumiu o cargo de novo Diretor de Design da Volkswagen a 1 de fevereiro de 2023. O desenho do novo utilitário, pelo menos a julgar pelo concept, mantém a imagem de família da VW e não esconde a inspiração na restante gama de modelos da marca, nomeadamente o Golf VIII. A VW parece, claramente, ter apostada na sobriedade em detrimento do arrojo, uma estratégia que sempre trouxe sucesso à marca de Wolfsburg e que, pelos vistos, será mesmo para manter.
Com a plataforma MEB Entry, o ID. 2all está equipado com tecnologias de propulsão, bateria e carregamento particularmente eficientes. O motor elétrico de 166 kW / 226 cv da Volkswagen está integrado e propulsiona o eixo dianteiro, permitindo ao veículo acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos. A bateria permite uma autonomia WLTP calculada de até 450 quilómetros. Nas estações de carregamento rápido DC, a bateria pode ser carregada de 10 a 80 por cento em 20 minutos. Esta também pode ser carregada em casa ou em pontos de carregamento públicos AC até uma potência de 11 kW.

A Volkswagen planeia lançar a versão de produção do ID. 2all com inúmeras tecnologias mais habituais em segmentos superiores. Isto incluirá a mais recente versão do Travel Assist – um sistema de condução parcialmente autónoma. Outros elementos que serão utilizados no ID. 2all incluem os faróis de matriz IQ.LIGHT LED, farolins 3D LED com iluminação LED horizontal entre eles, Park Assist Plus com função de memória, ID.Light (sinais luminosos intuitivos para o condutor) e bancos elétricos com função de massagem. Um grande tejadilho panorâmico cria um ambiente de bem-estar adicional no interior.
Por falar no habitáculo, destacam-se o ecrã tátil (diagonal: 32,7 cm / 12,9 polegadas) do sistema de infotainment que tem uma nova estrutura de menu. Por baixo deste, existe um novo painel de controlo do ar condicionado em separado,. As principais funções do ar condicionado são aqui controladas através de botões iluminados. Ao centro do painel de controlo do ar condicionado existe um pequeno e prático botão rotativo para ajustar o volume do sistema de infotainment. Localizados num nível inferior encontram-se dois grandes interfaces de carregamento indutivo para smartphones, magneticamente bloqueados na sua posição. Outras funções do veículo são operadas através de um comando de menu na consola central, que também pode ser utilizado para alterar o aspeto dos instrumentos digitais. O novo volante multifunções está concebido para ser claro e intuitivo – dois comandos rotativos à esquerda e à direita e dois botões em cada um, nada mais. O condutor do concept recebe todas as informações importantes num único eixo visual através do cockpit digital (27,7 cm / 10,9 polegadas) e de um head-up display.


Além disso, o interior deste concept oferece soluções inovadoras que incluem um encosto do banco do passageiro da frente rebatível: isto cria uma área de carga contínua de 2,20 metros de comprimento quando rebatido em combinação com o encosto do banco traseiro – que pode ser reclinado numa proporção de 40:60 – e com o piso da bagageira. Esta disponibiliza uma capacidade de 440 litros. Como destaque, está aqui disponível uma caixa retangular de arrumação sob o piso duplo da bagageira e que pode acomodar vários sacos de compras do supermercado, por exemplo. Existe igualmente uma área de arrumação adicional com uma capacidade de 50 litros debaixo do banco traseiro, o qual pode ser rebatido através de um simples movimento. Esta área de arrumação foi especialmente concebida para o cabo de carregamento e artigos como o kit de primeiros socorros, coletes de alta visibilidade e kit de avarias. Além disso, há espaço suficiente neste compartimento com fecho (seguro) para dispositivos maiores, tais como computadores portáteis e tablets que também podem ser aí carregados. Quando o banco traseiro é rebatido, a capacidade do compartimento de carga aumenta para 1.330 litros.
Aceleração da ofensiva elétrica: dez novos modelos elétricos da VW até 2026
A versão de produção do ID. 2all é um dos dez novos modelos elétricos que serão lançados pela Volkswagen até 2026. Só este ano será introduzido o novo ID.3, o ID. Buzz com longa distância entre eixos e a berlina ID.7. Seguir-se-á um SUV elétrico compacto em 2026 e, apesar de todos os desafios, a Volkswagen está também a trabalhar num automóvel elétrico com um preço inferior a 20.000 euros. Isto dará ao fabricante de automóveis a mais vasta gama de veículos elétricos em comparação com os seus concorrentes, sendo que a empresa pretende, também, atingir uma quota de 80% de veículos elétricos na Europa. A Volkswagen Automóveis de Passageiros baseou anteriormente os seus cálculos numa quota de 70%.
Dados técnicos do ID. 2all | |
Propulsão | MEB Entry, tração dianteira |
Potência | 166 kW / 226 cv |
Autonomia | aprox. 450 km (WLTP) |
Tempo de carregamento | 10 a 80% em aprox. 20 minutos |
0-100 km/h | < 7 s |
Velocidade máxima | 160 km/h |
Comprimento | 4.050 mm |
Largura | 1.812 mm |
Altura | 1.530 mm |
Distância entre eixos | 2.600 mm |
Bagageira | 490 a 1.330 l |
Rodas | 225/40 R20 |
Artigo por Rui Reis