
O novo Corolla estreia a 5ª geração do sistema híbrido da Toyota.
Herdeiro de uma geração de modelos que remonta a 1966, o Corolla é o automóvel mais vendido no mundo, com mais de 50 milhões de unidades comercializadas. E tão depressa (depois do interregno provocado pela decisão da Toyota de o substituir pelo Auris) não nos parece que seja uma designação comercial com um fim à vista. Aliás, este é um daqueles raros modelos cujo nome se confunde com a própria marca.
Este “novo”Corolla de 2023 é um daqueles casos em que não podemos julgar um livro pela capa. Neste caso, não podemos julgar as mudanças operadas pelo desenho exterior. É que há muito mais para falar além das subtis alterações de ordem estética. Aliás, desafiamos mesmo os nossos seguidores a identificar as diferenças à primeira vista. Mas nós damos uma ajudinha…
Segundo a Toyota, foram alterados os para-choques, faróis de nevoeiro e a grelha frontal. Atrás, os farolins são foram retocados e toda a gama passa a ter duas novas cores: Azul Teal e Cinzento Hematite. No interior, saltam à vista os novos ecrãs central e do painel de instrumentos, este último, com 12,3″, é mesmo um dos maiores do segmento. O ecrã multimedia (Toyota Smart Connect), de 10,5″; também apresenta um aspeto mais sofisticado e “clean” e tem um novo interface.
Menos evidentes à vista, mas não menos importantes, são os novos elementos de apoio à condução. O Toyota Safety Sense é reforçada pelo sistema de paragem de emergência do veículo (EDSS) e todo o software deu Corolla de 2023 passa a poder ser atualizado automaticamente (OTA – Over The Air).


Mas a grande novidade deste renovado Corolla é mesmo a 5ª geração do sistema híbrido da Toyota. As mudanças justificam, só por si, que este seja apelidado de “novo” Corolla, já que apenas o bloco do motor é partilhado com o anterior Corolla. O icónico familiar do segmento C da Toyota parece ter descoberto o Santo Graal, já que está mais rápido, mais potente, mais leve e mais… económico. Parece impossível, mas é verdade.
A versão 1.8 HEV tem um acréscimo de 14% na potência, saltando assim para os 140 cv. Com isso ganha 1,4 segundos na aceleração dos 0 a 100 km/h (9,2 segundos) e, mesmo assim, emite menos 9 gramas de CO2 do que a geração anterior. Ainda que numa percentagem menor, o 2.0 HEV também dá um salto em potência, prestações e emissões. Agora, o mais potente dos Corolla de 2023 oferece 196 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e emite apenas 107 gramas por km de CO2.
Para alcançar este feito notável, a Toyota concentrou-se em melhorar a unidade de controlo de potência (PCU) e adotou uma baterias de iões de lítio com maior densidade energética (maior potência com menos peso e dimensões mais compactas).
Estas alterações são evidentes ao volante, com o Corolla a demonstrar uma acrescida resposta ao acelerador e um andamento ainda mais convincente. Como a carga de acelerador também é menor, o Corolla também ficou a ganhar na insonorização embora, em acelerações mais fortes, ainda seja evidente o habitual desfasamento entre a carga de acelerador e o ganho efectivo de velocidade. Não é defeito, é feitio.


Em Portugal, a gama do novo Corolla continua a dividir-se entre as carroçarias de 5 portas (Corolla), a Touring Sports e o Sedan. Os Corolla e Corolla Touring Sports estão disponíveis com os motores 1.8 e 2.0 (dependendo dos níveis de equipamento), enquanto o Sedan só está disponível na versão 1.8 HEV. De destacar que, mesmo no nível de equipamento de acesso (Comfort), a dotação de série é muito generosa. A maioria das vendas deverá estar a cargo do nível Comfort Plus que, entre outros, já inclui os bancos aquecidos, os faróis bi-LED e as jantes de 17″ maquinadas. Se valorizar uma decoração mais desportiva, o Corolla está disponível no nível GR Sport, com uns envolventes bancos desportivos, tejadilho Night Sky e jantes maquinadas de 18″. Por fim, no topo da oferta, temos o Exclusive com bancos parcialmente em pele, tejadilho panorâmico, jantes de 18″ e, no caso da Touring Sports, a tampa da mala com abertura/fecho elétricos.
Quanto a preços, o Corolla começa nos 33 830€ e termina nos 42 930€ da versão Exclusive com o motor 2.0. Se preferir o formato carrinha, a Corolla Touring Sports está disponível desde os 35 230€ e chega aos 44 880€ da variante mais equipada e com o motor mais potente. O Sedan, com níveis de vendas mais baixos, mas não menos interessante para quem valoriza aquele formato de carroçaria, começa nos 34 380€ do nível Comfort e termina nos 39 080€ da versão 1.8 HEV com o exclusivo nível Premium.
Artigo por Rui Reis