A Volkswagen já deu início às pré-vendas do renovado T-Cross. O SUV compacto viu o design exterior ser aperfeiçoado e o equipamento de série reforçado, nomeadamente com a adição dos novos faróis e dos farolins traseiros em LED.
Além disso, o interior do modelo apresenta um novo tablier com superfícies de maior qualidade e uma nova geração de sistema de infotainment. O SUV mais compacto da Volkswagen volta a caraterizar-se por uma relação preço/desempenho particularmente atrativa. As primeiras entregas estão planeadas para o primeiro trimestre de 2024. Preços a partir de 23.590 € (1.0 TSI 95 cv).
O novo T-Cross será proposto com dois eficientes motores a gasolina com turbocompressor (TSI) com 95 cv e 115 cv, respetivamente. Estão disponíveis quatro linhas de equipamento: T-Cross, Urban e as duas versões topo de gama Style (mais elegante) e R-Line (de inspiração desportiva). As cores Amarelo Grape, Azul Clear e Vermelho Kings são novas.
O interior do T-Cross impressiona pelo espaço e versatilidade. Quando todos os bancos estão ocupados, o T-Cross oferece uma bagageira entre 385 e 455 litros de capacidade quando carregada até à altura do banco traseiro. E quando este é rebatido (divisão 60:40), cria-se uma área de carga plana com um volume de arrumação até 1281 litros (carregado até à altura dos encostos dos bancos dianteiros). Além disso, o encosto do banco do passageiro dianteiro pode ser rebatido de série (a partir da versão Urban). A área de carga contínua desde a traseira até à dianteira tem 2.398 mm de comprimento e pode acomodar quase tudo, desde uma prancha de surf até um escadote de tamanho médio.
Como referimos, o equipamento de série do T-Cross foi significativamente melhorado, já incluindo, por exemplo, os faróis LED (em vez de halogéneo), os farolins traseiros LED, o reconhecimento de sinais de trânsito, um Digital Cockpit com 20,3 cm (8,0 polegadas) de diagonal, um ecrã do sistema de infotainment agora em configuração flutuante (também com 20,3 cm na diagonal), entradas USB-C e sensores de estacionamento traseiros.
Níveis de equipamento
A versão Urban está posicionada acima da versão de entrada. Aqui, os novos detalhes de equipamento adicional incluem as jantes de liga leve Bangalore de 17 polegadas, projetores de logótipo nas caixas dos espelhos retrovisores exteriores e Wireless App-Connect para Apple CarPlay e Android Auto. A potência do T-Cross Urban também é fornecida pelo motor TSI de 95 cv e TSI de 115 cv, este último com opção da caixa DSG.
As versões Style e R-Line vêm agora equipadas de série com novas tecnologias como por exemplo os faróis IQ. LIGHT LED Matrix com funções de luz de curva e aptos para todas as condições climatéricas, disponíveis pela primeira vez no T-Cross. As novas funções de luz também incluem animações de boas-vindas e de despedida. Adicionalmente, ambos os modelos de topo incluem de série novas jantes de liga leve de 17 polegadas com design específico (“Manila” para o Style, “Valencia” para o R-Line), iluminação de fundo exterior, bem como grupos de luzes traseiras LED com funções dinâmicas de indicadores de mudança de direção e luzes de travão.
Ambas as versões estão equipadas de série com o motor TSI 115 cv com transmissão DSG de sete velocidades.
Artigo por Rui Reis