O tradicional V12 surge associado a três motores elétricos para uma potência total combinada de 1015 cv.
No ano em que celebra o seu 60º aniversário, a Lamborghini levanta o pano sobre o futuro superdesportivo híbrido HPEV (High Performance Electrified Vehicle) que deverá ser apresentado em breve e que, na prática, deverá substituir o Aventador. Com o nome de código LB744, terá uma arquitetura totalmente nova com um grupo propulsor que fornece, no total, mais de 1000 CV. Mas a grande notícia para os fãs da marca (e não só) é que um novo V12 de 6,5 litros de capacidade continuará a ser a alma e o coração deste Lamborghini, embora seja devidamente apoiado por três motores elétricos, um dos quais integrado na nova caixa de dupla embraiagem de oito velocidades. Os motores elétricos aumentam a potência a baixas rotações e podem também transformar o novo LB744 num automóvel puramente elétrico, reduzindo as emissões globais de CO2 em 30% em comparação com o Aventador Ultimae.
Aliás, o LB744 é apresentado como o primeiro HPEV – High Performance Electrified Vehicle da Lamborghini: um superdesportivo híbrido plug-in equipado com uma bateria leve de iões de lítio de alta potência, alojada dentro do túnel de transmissão na secção central do chassis. É uma solução inovadora, concebida para reduzir as emissões em comparação com o anterior V12, ao mesmo tempo que otimiza as prestações.
O motor de 12 cilindros é o mais leve e mais potente alguma vez fabricado pela marca. No total, pesa apenas 218 quilos: uma poupança de 17 kg face à unidade que equipa o Aventador. Segundo a marca italiana, o V12 disponibiliza 825 CV às 9250 rpm graças a um sistema de distribuição redesenhado que suporta uma gama de rotações máxima de 9500 rpm. A potência específica é de 128 CV por litro, a maior na história dos motores de 12 cilindros da Lamborghini, enquanto o binário máximo é de 725 Nm às 6750 rpm.
(A)tração integral
O LB744 mantém uma das tradições mais marcantes da Lamborghini: a tração às quatro rodas. Para além do motor de combustão interna que fornece potência às rodas traseiras, dois motores elétricos estão posicionados no eixo dianteiro, cada um fornecendo tração a uma das rodas. Há também um terceiro motor elétrico posicionado acima da caixa de dupla embraiagem de oito velocidades que pode fornecer energia às rodas traseiras, dependendo do modo de condução selecionado e das condições.
O binário combinado do motor de combustão e dos três motores elétricos proporciona níveis de performance únicos, mesmo no domínio dos superdesportivos, com 725 Nm produzidos pelo motor de combustão interna e 350 Nm provenientes de cada um dos motores elétricos dianteiros. No total, a grupo propulsor fornece uma potência máxima combinada de 1015 CV.
Os dois motores elétricos dianteiros têm 110 kW de potência e, para além de fornecerem potência às rodas dianteiras, têm também uma função de vectorização do binário, otimizando a dinâmica de condução e recuperando a energia produzida nas travagens. Quando em modo elétrico, o LB744 é propulsionado apenas pelas rodas dianteiras para otimizar o consumo de energia, enquanto a propulsão elétrica no eixo traseiro pode ser ativada a pedido, quando necessário.
O Lamborghini LB744 está equipado com uma bateria de iões de lítio com uma capacidade total de 3,8 kWh. Quando a carga desce a zero, a bateria pode ser recarregada utilizando uma tomada doméstica normal ou através de um posto de carregamento de até 7 kW de potência, recarregando completamente em apenas 30 minutos. Também pode ser recarregada através da travagem regenerativa das rodas dianteiras ou diretamente através do motor V12 em apenas seis minutos.
Artigo por Rui Reis