O novo Smart #1 é uma autêntica revolução para a marca. Um crossover do segmento B que estará à venda a parir de 1 de setembro, com as primeiras entregas a clientes agendadas para 1 de março de 2022.
Nascida, originalmente, de uma parceria entre a Mercedes-Benz e o grupo de relógios Swatch, a história da smart é marcada por alguns momentos atribulados e por várias reviravoltas. A última passou pela venda de uma participação aos chineses da Geely e a consequente criação (em 2019) de uma joint-venture. 0 novo Smart #1 é o primeiro resultado desta parceria.
Partindo de uma plataforma da Geelu (SEA), o #1 é um crossover do segmento B (utilitários) equipado motorizações 100% elétricas e tração traseira.
O preço para o mercado nacional ainda não foi oficializado, mas dependendo dos níveis de equipamento e previsíveis diferentes especificações técnicas poderá custar entre os 30 000 e os 60 000€.
A versão de lançamento terá 200 kW de potência (272 cv) e a capacidade de carregamento com corrente alternada (CA) a partir de 10-80% com 22 kW em 3 horas. Com o carregamento super rápido de corrente contínua (CC), isto pode ser realizado em menos de 30 minutos. A autonomia estimada (ainda sem o processo de homologação concluído) ronda os 440 km, graças a uma bateria de 66 kWh de capacidade.
Esteticamente, o smart #1 é, também ele, disruptivo, especialmente tendo em conta o passado da marca. O exterior é inovador, incluindo elementos como puxadores das portas elétricos ocultos, portas sem moldura e o teto panorâmico que os utilizadores não esperam num automóvel desta categoria. Com 4270 mm de comprimento, uma distância entre eixos de 2750 mm e jantes que podem ir até às 19 polegadas, o smart #1 poderá concorrer com um Peugeot e-2008, mas também com BMW X1 ou Mini Countryman.
Um dos dados mais curiosos é que o crossover compacto permite aos utilizadores ligarem o seu smart #1 a amigos através da aplicação e inclui uma chave digital com um sistema peer-2-peer que permite abrir o automóvel à distância ou até atribuir uma chave a um familiar ou a um amigo, por exemplo, durante um período de tempo.
Com um ambiente de aplicações dedicado e uma interface de utilizador personalizável para informações e entretenimento, o automóvel. Assim, na sua interface de utilizador, o novo smart irá incluir um avatar como companheiro inteligente com controlo de voz baseado em IA que se liga facilmente ao ecossistema interconectado do automóvel, à aplicação smart e às clouds de dados – tudo ligado com o smart ID pessoal e protegido pelos mais elevados padrões de encriptação de segurança cibernética.
Como a smart está empenhada com a qualidade incondicional da experiência e das interações, a empresa cria um ecossistema digital progressivo e intuitivo para os seus clientes que coloca a experiência em primeiro lugar e redefine o conceito de comércio e mobilidade diária. Em conjunto com a sua rede de parceiros experientes, a smart proporcionará uma verdadeira experiência omni-canal e orientada para o cliente ao longo de toda a jornada: o utilizador decide quando e onde recolher informações, criar experiências, fazer a compra ou apenas conversar com a smart, garantindo ao mesmo tempo uma alternância perfeita entre online e offline. Por essa razão, a venda física a retalho totalmente integrada continuará a ser um fator chave de sucesso do modelo de negócio.
O smart #1 estará à venda em Portugal no dia 1 de setembro de 2022 e as primeiras unidades deverão ser entregues aos clientes no dia 1 de março de 2023. O pequeno crossover sino-alemão está em processo de homologação da UE e espera-se que esta seja concluída no segundo semestre de 2022. Todos os valores apresentados são preliminares. A smart publicará os valores oficiais assim que o processo de homologação esteja concluídoo.
Artigo por Rui Reis