
A terceira geração do Panamera será apresentada no Dubai, no dia 24 de novembro de 2023.
A nova geração do Porsche Panamera está a ser submetida aos últimos testes dinâmicos em Barcelona, antes da sua apresentação oficial no Icons of Porsche Festival, no Dubai, no dia 24 de novembro de 2023. O foco principal destes testes é a unidade motriz, que inclui uma nova caixa de velocidades de dupla embraiagem Porsche Doppelkupplung (PDK) e o recém-desenvolvido chassis com controlo ativo do amortecimento
A nova geração do Panamera terá uma gama de motores completamente atualizada com destaque para as motorizações sustentáveis e eficientes. “Depois de já oferecermos três E-Hybrid na segunda geração do Panamera, vamos acrescentar uma quarta versão híbrida plug-in no novo Panamera. Esta é a nossa resposta à enorme procura dos nossos clientes. Em alguns países, a proporção de Panamera E-Hybrid é de quase 100%. A nova variante será de alta performance que encaixa na perfeição na versátil gama”, relata o Dr. Thomas Friemuth, Head of the Panamera Product Line.


A base de todos os modelos E-Hybrid do novo Panamera é o novo e mais potente motor elétrico, agora integrado na nova transmissão. Oferece valores de desempenho de transmissão e recuperação mais elevados do que o seu antecessor, com um peso inferior. A energia é fornecida por uma bateria de alta tensão com uma capacidade significativamente superior de 25,9 kWh. Um carregador de bordo com uma potência de até 11 kW reduz o tempo de carga, apesar do aumento de energia.
Para além da gama de motores atualizada, o novo Panamera também recebe outros desenvolvimentos. Pela primeira vez, o Panamera recebe um chassis topo de gama, disponível como opcional, com controlo ativo de amortecimento e uma vasta gama de funções adicionais. O novo Panamera está equipado de série com um chassis semi-ativo com novos amortecedores de duas válvulas, que podem regular as fases de compressão e extensão de forma independente. Desta forma, também no novo chassis de série a diferença entre uma afinação confortável e uma afinação de alta performance do chassis é significativamente alargada.
Artigo por Rui Reis