O moderno percursor da moda SUV e, ele próprio um verdadeiro fenómeno de vendas, o Qashqai foi renovado. A atualização abrangente do estilo, da tecnologia a bordo e do design interior irá reforçar a posição do SUV médio da Nissan como merecedor de um lugar na história automóvel como criador do segmento.
A grelha dianteira do Qashqai é agora composta por dezenas de elementos tridimensionais em forma de cunha, pintados em preto brilhante, que parecem flutuar no espaço entre o rebordo do capot e o suporte da chapa da matrícula. Por baixo da iluminação principal, as luzes diurnas são compostas por cinco pequenas lentes com a mesma forma das “cunhas” da grelha principal.
As luzes diurnas circundam agora a o farol principal, juntando-se à luz fina superior, que é semelhante à da geração anterior do Qashqai. O elemento superior da luz diurna torna-se o indicador de mudança de direção quando ativado e, pela primeira vez, apresenta luzes de mudança de direção sequenciais à frente e atrás (de acordo com a gama).
Na traseira, os elementos de iluminação vermelha são agora compostos por quatro elementos individuais que refletem a forma das cunhas da grelha dianteira.
Novas jantes de liga leve de 18” com corte em diamante passam a ser equipamento de série no Qashqai de média gama. Para as versões superiores, existe um novo design de jantes de liga leve de 19” e novas jantes de liga leve de 20” com corte em diamante.
Nova versão Evolve
A versão Evolve também foi adicionada à gama Qashqai. No exterior, a parte inferior da carroçaria por baixo das portas e as cavas das rodas são da cor da carroçaria. Existem também jantes de liga leve de 20” que proporcionam uma maior presença na estrada.
Para versões superiores, existe uma nova aplicação de Alcantara® no painel de instrumentos, nas inserções das portas, nos apoios para braços das portas, na tampa da consola de arrumação central e até nas almofadas para os joelhos.
Novos materiais com padrões adornam a consola central em torno do seletor de velocidades e a inserção decorativa entre o painel de instrumentos e o porta-luvas. Foram introduzidos acabamentos de bancos atualizados nas três versões superiores do Qashqai. No topo de gama, contamos com couro premium preto parcialmente acolchoado. Na versão imediatamente abaixo, existe uma pele sintética acolchoada que é complementada por flashes “burnt umber” (tom acastanhado) na base do banco e nos ombros do assento.
Outra novidade é a adição de iluminação ambiente que oferece 64 opções de cores diferentes nas versões Advance, Evolve e superiores.
Tecnologia atualizada
O sistema atualizado do Monitor de Visão Global (AVM) inclui agora uma função 3D que permite ao condutor ver o automóvel não só de cima, mas também selecionar um dos oito pontos de vista diferentes da câmara externa.
Uma funcionalidade conhecida como “vista invisível do capot” permite ao condutor ver a posição das rodas dianteiras como se estivesse a olhar para elas a partir de trás, permitindo manobras com precisão em locais apertados, como parquesde estacionamento com vários pisos, onde existem bermas de betão que danificariam uma roda.
Motorização e-Power
A essência do grupo motopropulsor e-POWER é o facto de, ao contrário dos híbridos convencionais, as rodas serem apenas acionadas diretamente pelo motor elétrico. Uma transmissão direta do motor elétrico para as rodas é sinónimo da ausência de caixa de velocidades, binário elevado e instantâneo, e uma resposta linear. Representa a sensação de condução EV sem a necessidade de pensar em carregar – um passo em frente para os clientes que ainda não estão prontos para fazer a mudança para um veículo 100% elétrico.
O único papel do avançado motor turbo de 3 cilindros – com tecnologia de taxa de compressão variável – é gerar eletricidade, que é enviada para o motor elétrico de 140 kW ou para a bateria de 1,8 kW (ou ambos, de acordo com o cenário de condução). O motor trabalha silenciosamente em segundo plano para fornecer a carga necessária à bateria e ao motor. Foi programado para fornecer eletricidade em função da velocidade do veículo para evitar a desconcertante desconexão entre o som de fundo e o progresso do veículo.
Artigo por Rui Reis