A Fiat anunciou a chegada oficial do novo Grande Panda elétrico ao mercado português. Este modelo do segmento B, concebido no Centro Stile da Fiat, em Turim, destaca-se pelo design inspirado no icónico Panda dos anos 80 e por soluções tecnológicas que visam tornar a mobilidade elétrica mais acessível e prática.
O Grande Panda está disponível em duas versões: o topo de gama Grande Panda “La Prima” e o Grande Panda (RED), sendo que o preço de entrada começa nos 23.550 euros. O modelo apresenta dimensões compactas, com 3,99 metros de comprimento, e um interior desenhado para acomodar até cinco pessoas.
As encomendas já estão disponíveis nos concessionários Fiat em Portugal.
O Grande Panda é equipado com uma bateria de 44 kWh e um motor elétrico de 83 kW (113 cv) de potência, proporcionando uma autonomia de 320 km no ciclo combinado WLTP. Em termos de desempenho, a aceleração de 0-50 km/h é feita em 4,2 segundos, enquanto a velocidade máxima atinge os 132 km/h. O consumo energético situa-se nos 17,4 kWh/100 km, tornando-o uma opção eficiente para o uso diário.
Uma das principais inovações do Grande Panda é o cabo de carregamento retrátil integrado, uma estreia no mercado automóvel. A solução, que dispensa cabos externos para carregamentos regulares, está alojada sob o capot, garantindo praticidade e menos desgaste no manuseio.
O modelo suporta diferentes modos de carregamento:
– Cabo AC integrado até 7 kW, com tempos de carga de 3h43 (20%-80%).
– Cabo AC externo de 11 kW, que reduz o tempo de carregamento para 2h55.
– Cabo DC de até 100 kW, que permite carregar 80% da bateria em apenas 33 minutos.
Posicionamento no mercado
Com esta aposta, a Fiat apresenta uma alternativa competitiva no segmento dos elétricos compactos, destacando-se pelo equilíbrio entre preço, autonomia e inovação tecnológica. O Grande Panda elétrico é direcionado a quem procura um veículo eficiente para o dia a dia, mas também adaptado a viagens mais longas.
Artigo por Rui Reis