NOVA GAMA BENTLEY AZURE. O REQUINTE ELEVADO AO SEU EXPOENTE MÁXIMO

AMOR ELECTRO E NENNY E MANINHO VÃO ATUAR NO FESTIVAL DO CRATO
8 de Junho, 2022
COMEÇA JÁ AMANHÃ O FESTIVAL QUE PROMETE GARGALHADAS
8 de Junho, 2022

NOVA GAMA BENTLEY AZURE. O REQUINTE ELEVADO AO SEU EXPOENTE MÁXIMO

A nova gama Bentley Azure proporcionará aos clientes uma seleção cuidada de características concebidas para melhorar o bem-estar e conforto dos ocupantes do veículo.

A nova família será uma oferta permanente em toda a gama de modelos Bentley, incluindo o Bentayga, Bentayga EWB, Flying Spur, Continental GT e Continental GT Convertible. Azure é mais do que uma especificação, pois inclui elementos táteis e visuais concebidos para reduzir o stress e promover o bem-estar, juntamente com tecnologias de assistência ao condutor.  A família Bentley Speed tem como foco principal a melhor performance e um Bentley Azure acentuará a outra faceta do carácter de um Bentley, a capacidade de percorrer longas distâncias com rapidez e suavidade.

Com a Mulliner a representar o auge, tanto do luxo como da performance, os emblemas Azure e Speed representam interpretações subtilmente diferentes da experiência de condução da Bentley. Cada Bentley combina relaxamento com entusiasmo e a gama Azure oferece aos clientes que dão prioridade à primeira interpretação, uma seleção cuidada de características concebidas para promover o conforto e o bem-estar. 

O banco é a base para o conforto e controlo da condução e todos os Bentley Azure apresentam a Especificação Front Seat Comfort. Com bancos ajustáveis até 22 vias e função de aquecimento e ventilação para ajudar a manter uma temperatura corporal agradável para um maior conforto e vigilância. 

O Azure possui uma função de massagem com seis configurações programáveis que promovem constantes ajustes nos músculos e na postura, ambos vitais na prevenção da fadiga. Os apoios laterais ajustáveis, o ajuste elétrico dos cintos de segurança e os apoios de cabeça de conforto completam a Especificação Front Seat Comfort.

Outro elemento-chave da especificação da gama Azure é o Bentley Dynamic Ride, o sistema ativo anti rolamento de 48V da Bentley que aumenta o conforto de condução e limita o rolamento da carroçaria. O sistema protege o condutor e os passageiros de movimentos excessivos, desacoplando, eletronicamente, as barras estabilizadoras – quando apropriado – para suavizar a viagem, aplicando depois até 1300 Nm de binário estabilizador em 0,3 segundos ao fazer-se uma curva para manter a carroçaria plana e estável.

Todos os modelos Azure apresentam a Especificação Touring dos sistemas de assistência ao condutor. O Cruise Control* adaptativo mantém uma distância definida para o veículo da frente, abrandando (até uma paragem, se necessário) quando o veículo da frente o faz e retomando a velocidade definida quando a faixa de rodagem está livre. Em conjunto com o Lane Assist*, Traffic Assist* e Bentley Safeguard, o conjunto Bentley de sistemas de radar e câmaras a bordo monitorizam constantemente o tráfego e as estradas circundantes e podem intervir se necessário para prevenir ou evitar um acidente. 

A sensação de controlo relaxante do condutor é ainda melhorada pelo Head-Up Display que fornece direções e navegação diretamente na linha de visão, para além da Visão Noturna, que utiliza câmaras de infravermelhos para identificar peões, ciclistas e animais fora do raio dos faróis LED. 

A especificação de design interior Azure inclui “acolchoamento de bem-estar”. Os padrões fractais dos estofos em diamante precisamente trabalhados criam uma interação agradável de luz e sombra e proporcionam um convite irresistível para os explorar com a ponta dos dedos. E enquanto os clientes Bentley terão sempre acesso a toda a gama de folheados de madeira, a gama Azure oferece uma escolha de três folheados de poros abertos, Dark Walnut, Crown-Cut Walnut e Koa, cuja qualidade mais macia, acetinada e refletora evoca um clima de calma. 

Os clientes Azure podem também contar uma gama completa de 15 cores de pele e divisões de cor à escolha, com costura contrastante de série e acabamento debruado como uma opção sem custos. A complementar estes prazeres visuais estão as soleiras iluminadas Azure, os pedais Bentley ‘B’, a iluminação ambiente e um volante de dois tons com função de aquecimento.

Serão propostas variantes Azure em toda a gama de modelos Bentley, incluindo o Bentayga, Bentayga EWB, Flying Spur, Continental GT e Continental GT Convertible. Todos os modelos exibirão emblemas ‘Azure’ no exterior, soleiras, painel de instrumentos e no bordado dos bancos. 

Outras características do design Azure são: grelhas inferiores de para-choques com acabamento cromado, jantes exclusivas de 22″ com dez raios, bancos acolchoados de bem-estar e elementos de acabamento como a tampa “tipo joia” da Bentley no bocal de abastecimento. O efeito global é elegante, visualmente agradável e intemporal. 

O Flying Spur Azure também apresenta um tejadilho panorâmico de vidro como parte da especificação. Este elemento enche o habitáculo com luz natural, com o painel frontal a inclinar-se e a deslizar sobre a parte traseira, fixa, para deixar entrar ar fresco. As cortinas elétricas em Alcantara, de cor adaptada ao interior, proporcionam sombra quando desejado, produzidas num material macio e tátil que é uma alternativa ao couro. Um tejadilho panorâmico de vidro fixo está incluído na especificação Continental GT Azure.

O novo Bentayga Extended Wheelbase é o modelo topo de gama da série Azure, elevando a fasquia sobre a oferta Azure com a adição do banco mais evoluído alguma vez montado num automóvel – a Especificação Airline Seat da Bentley. Disponível no habitáculo traseiro nas configurações de quatro lugares e 4+1, o banco inclui ajustes segundo 22 vias, assumindo-se como pioneiros a nível mundial ao integrar um novo sistema automático de ajuste de temperatura e tecnologia de ajuste de postura.    

No modo Relax, o banco pode reclinar-se a 40 graus, enquanto o banco do passageiro é deslocado para a frente e um espetacular apoio para os pés, com acabamento em couro, surge a partir das costas do banco do passageiro da frente. No modo Business, o banco move-se para a sua posição mais vertical para tornar o trabalho em movimento mais confortável.  

Através da função Seat Auto Climate, o passageiro seleciona o ajuste de temperatura desejado segundo seis níveis diferentes. A temperatura de contato e a humidade superficial são então medidas diretamente – almofada e encosto, de forma independente – e o aquecimento e ventilação são ajustados para atingir a temperatura pretendida. Isto é continuamente monitorizado para assegurar que se mantém constante.

A função de Postural Adjustment utiliza novas bolsas na zona das coxas e ombros, bem como compartimentos adicionais de massagem lombar, para, de uma forma subtil, mas contínua, alterar a forma do banco para aliviar pontos de pressão no corpo, evitando pontos mortos e a acumulação de fadiga. Estão disponíveis três programas diferentes, um que se aplica a todas as áreas do banco, o modo “Twist” e outro que se aplica apenas no encosto. A utilização de compartimentos de ar permite a realização de movimentos mais contínuos e complexos – que são praticamente impercetíveis para o passageiro – em vez dos movimentos lineares resultantes da utilização de motores nos bancos. O sistema vai além dos movimentos 2D típicos dos bancos ajustáveis, sendo capazes de empregar uma torção tridimensional para aliviar os pontos de pressão. Seis zonas de pressão independentes podem proporcionar até 177 ajustes a cada três horas para garantir que o conforto dos bancos nunca seja comprometido, independentemente da duração da viagem.

Artigo por Rui Reis

Lexus NX450h Leaderboard
Lexus NX450h Leaderboard
LexusNX450h_NewMenPT_Leaderboard02
LexusNX450h_NewMenPT_Leaderboard02