
Já pensou passar um mês sem beber álcool? Janeiro pode ser o mês ideal para isso!
O desafio começou no Reino Unido. A ideia é permitir ao seu corpo descansar e não só! As estatísticas afirmam que 86% dos participantes até hoje relatam que economizam dinheiro, 70% dormem melhor e 66% tem mais energia ao longo do dia.
O hospital Royal Free Hospital sustentou este movimento quando publicou um estudo em 2018 que explica os benefícios da redução do álcool. Poupar o seu corpo durante um mês leva à redução do colesterol; redução dos diabetes e pressão arterial; e, por fim, reduz os níveis de proteínas relacionadas ao cancro no sangue.
A primeira experiência foi feita em 2013 e contou com 4 mil pessoas, mas rapidamente esse número cresceu. Em 2020, por sua vez, participaram 4 milhões de cidadãos.
Emily Robinson foi a primeira mulher a juntar-se ao Dry January e o motor desta causa.
A campanha também ganhou estrutura com a ajuda de Alastair Campbell – um autor britânico – que expôs o seu passado enquanto alcoólico, bem como Peter Oborne, jornalista no Reino Unido, que contou a sua experiência após um mês de desintoxicação.
Com o tempo a Public Health England, uma agência governamental, juntou-se à causa fazendo com que mais pessoas se juntassem ao movimento. A partir de 2016 tudo melhorou com as novas tecnologias.
Poderá ser difícil fazer este processo sozinho. Por isso mesmo já pode utilizar o aplicativo gratuito do Try Dry. Se ainda tem dúvidas do impacto do álcool no seu corpo tem a hipótese de fazer um teste de diagnóstico.
Estas são ferramentas importantes para quem pretende fazer algumas mudanças. Se decidir aderir, a longo prazo talvez exclua o álcool de vez e janeiro seja só o início de uma nova etapa na sua vida.
Este artigo foi escrito por Marta Pereira Laranjeira