Descubra 3 aplicações que ajudam a salvar alimentos e muitas pessoas que passam fome.
O ano passado realizou-se um estudo que veio dar ênfase à questão do desperdício alimentar. Em 2019 cada família portuguesa deitava no lixo 80kg de alimentos.
Porém, existem outras famílias que muitas vezes não tem dinheiro para comprar comida. Esta é uma das necessidades mais básicas do ser humano. Quando combatemos o desperdício alimentar estamos também a contribuir para ajudar quem realmente precisa.
Todos nós temos um papel nesta luta. Aqueles que precisam podem recorrer a uma destas aplicações. Pode ainda salvar refeições e depois partilhar com a sua família.
Basta fazer o download destas aplicações e estar atento às oportunidades.
To Good To Go
Quando abrir a aplicação, o primeiro passo é restringir a sua localização. Assim terá acesso aos restaurantes, pastelarias e supermercados perto de si. Quando decide salvar uma refeição nunca sabe ao certo o que vem. A magic box é composta por alimentos ou refeições que sobraram ao final do dia. Se tiver alergias deve contactar diretamente o estabelecimento. O valor é simbólico e raramente ultrapassa os 5 euros. No final, depois de confirmar o levantamento da comida, saberá qual a hora ideal para lá ir.
Phenix
A aplicação funciona da mesma forma que a primeira recomendada. A diferença é que agora a oferta vem em cabazes. Pode ainda obter 50% de descontos, e além dos restaurantes tem outras lojas que podem ter ofertas interessantes para si.
No final, 5% do valor da sua encomenda é transformado em pontos reutilizáveis. Assim poderá gastar na sua próxima refeição. A aplicação já cobre a zona de Lisboa, Cascais e Porto.
FairMeals
O regime é o mesmo, mas a escolha é feita prato a prato. Vai colocando no carrinho, e no final a aplicação informa-o do local para ir buscar e fazer o pagamento. Os descontos vão até 70%, de forma a tornar estas refeições acessíveis a todos.
Estas iniciativas são essenciais para que os restaurantes não desperdicem comida desnecessária. Mesmo tendo protocolos com certas instituições, muitas vezes ainda sobra comida. Assim poderá ter uma refeição quase gratuita e até oferecer a quem mais precisa.
A New Men resolveu marcar assim o dia da alimentação, mas esta é uma luta diária, que cabe a todos apoiar.
Este artigo foi escrito por Marta Pereira Laranjeira