O piloto sueco, filho de Marcus Grönholmo, foi o grande vencedor do World RX of Portugal.
A prova Lusorecursos World RX of Portugal, integrada no Campeonato do Mundo de Ralicross, decorreu no Circuito Internacional de Montalegre. Surpreendendo quem apostava que a vitória iria sorrir a Johan Kristoffersson (Volkswagen), líder do campeonato, Niclas Grönholm (PWR) acabou por vencer a prova nacional. Isto depois de Kristoffersson ter sido penalizado por uma ultrapassagem menos “transparente” a Timmy Hansen (Peugeot 208) na corrida final desta dupla jornada.
Mas a corrida nortenha começou a ser decidida na semifinal em que Kevin Hansen (Peugeot 208) não conseguiu concluir devido a um acidente logo na primeira das cinco voltas. Além de ter ficado em último lugar, o piloto não se qualificou para a final da jornada, tendo ‘abandonado’ a pista sob aplausos dos vários milhares de espetadores presentes nas bancadas do Circuito Internacional de Montalegre.
A final arrancou com Timmy Hansen a comandar os cinco principais pilotos na corrida pelo pódio, mas Hansen acabou por ser ultrapassado pelo líder do campeonato Johan Kristoffersson (Volkswagen), que deu um toque no seu adversário. Kristoffersson acabaria, assim, por ser penalizado e acabou a final da jornada dupla em quinto e último lugar.
Como resultado desta penalização, Niclas Grönholm (PWR), que tinha terminado a final logo atrás do líder sueco, acabaria por se sagrar vencedor do World RX of Portugal.
No campeonato da Europa FIA, Montalegre testemunhou uma dupla consagração de campeões: Anton Marklund (Hyundai i20) no Europeu na categoria RX1 (‘supercars’) e Kobe Pauwels (Audi A1) em RX3.
Mário Barbosa (Citroën DS3) foi o melhor classificado do leque de pilotos portugueses, tendo conseguido o sexto melhor tempo da “série de apoio” do europeu.
Esta foi a estreia em Portugal da categoria-rainha do Mundial, carros com dois motores elétricos – um por eixo – e potências de 500kw, o equivalente a 680cv, e 880 Nm de binário, disponível instantaneamente.
Após a ronda portuguesa, organizada pelo município de Montalegre e pelo Clube Automóvel de Vila Real, o Mundial de ralicross ruma à Bélgica, a 08 e 09 de outubro, onde será disputada a antepenúltima ronda do campeonato.
Artigo por Rui Reis