Saiba com que frequência deve mudar os lençóis da cama.
Deitar-se numa cama lavada com lençóis limpos, frescos, suaves e cheirosos é algo extremamente agradável, principalmente depois de um dia cansativo. Essa sensação deve ser mais frequente do que possa imaginar, pois mudar os lençóis é uma das tarefas mais importantes que pode fazer em casa.
Cada vez que entra na sua cama, está a deitar-se com um enorme número de ácaros, bactérias, sebo, pele morta, pelo, bolor, suor e ainda a malfada bactéria e.coli, ou seja, a bactéria fecal. Além de se irem gerando cheiros desagradáveis, os lençóis podem acabar por representar um perigo para a saúde e higiene, podendo causar reações alérgicas ou piorar condições como a asma ou a rinite, caso sofra das mesmas. Por isso, é fundamental que troque a sua roupa de cama com regularidade. Assim, as suas horas de sono e descanso serão melhores e a sua saúde também vai sair beneficiada.
Segundo o Instituto Pasteur, uma vez a cada sete dias é o período mais razoável para mudar os lençóis. No entanto, e se conseguir vencer a preguiça, pode mudar os lençóis mais vezes, pelo menos no verão, quando suamos mais.
Philip Tierno, microbiologista da Universidade de Nova Iorque, em declarações ao Business Insider, revela que se os lençóis forem deixados na cama durante muito tempo, a vida microscópica que vive no seu interior pode mesmo deixar-nos doentes. Como tal, mudar os lençóis uma vez por semana ajuda a travar a quantidade de fungos e bactérias invisível ao olho humano, mas que tão mal nos pode fazer.
Essa questão agrava-se se pensarmos que, por ano, em média, os seres humanos produzem na cama cerca de 26 litros de suor, o que se converte no ambiente quente e húmido perfeito para a proliferação de microrganismos.
Além de substituir lençóis usados por uns limpos, é importante que areje o quarto todos os dias, abrindo as janelas e deixando circular ar fresco, no mínimo durante 20 minutos. Na hora de lavar os lençóis, deve lavá-los a 60ºC com um detergente antibacteriano. Além disso, deve procurar estender a roupa ao sol antes de passá-la a ferro. Desta forma vai eliminar mais bactérias e evitar problemas de saúde ou de higiene.
Artigo por Maria Ana Tojo