O piloto Miguel Oliveira é a grande esperança nacional para que o Grande Prémio de Portugal de MotoGP volte a ter um vencedor português.
O Grande Prémio de Portugal de MotoGP arrancou esta sexta-feira (22 de março) no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, com as esperanças nacionais depositadas em Miguel Oliveira. O piloto natural de Almada está determinado a recuperar terreno no campeonato, expressando a sua ambição de alcançar um resultado positivo durante este fim de semana (22 a 24 de março) diante do público português.
Após um arranque de campeonato modesto na temporada de 2024, com um 15º lugar no Grande Prémio do Qatar, Miguel Oliveira encara agora a pista algarvia como uma oportunidade de virar o jogo a seu favor. Conhecido pelos seus desempenhos impressionantes em Portimão, o piloto da Trackhouse está confiante de que a familiaridade com o circuito algarvio possa ser uma vantagem crucial a seu favor.
“Antes do Grande Prémio do Qatar, previ que lutar pelo top 10 era um bom resultado no Qatar. Não me enganei por muito. Portimão é um circuito em que passamos mais tempo inclinados e acho que isso pode ser benéfico para nós [Trackhouse], como a moto está neste momento e com algumas alterações que temos em mente fazer. Não sei qual será o bom resultado, mas gostaria que, depois de o fim de semana começar, poder ter esse objetivo mais concreto”, referiu Miguel Oliveira em declarações à Lusa.
O histórico de Miguel Oliveira no Autódromo Internacional do Algarve tem sido uma verdadeira montanha-russa de emoções. Em 2020, o piloto de Almada conquistou uma vitória memorável – conseguiu também a ‘pole position’ e a volta mais rápida –, enquanto que no ano passado (2023) foi abalroado pelo espanhol Marc Márquez, ficando com uma lesão que o condicionou para o resto da temporada.
Para este ano, o cenário parece promissor com o piloto de 29 anos de idade a competir com novas cores (Trackhouse – empresa norte-americana que entrou para o lugar da RNF e que tem histórico no desporto automóvel, nomeadamente no campeonato NASCAR) e uma mota atualizada com motor Aprilia (RSGP 2024), ao contrário da época anterior, em que pilotou um modelo de 2022.
Com o objetivo de subir ao pódio no Grande Prémio de Portugal, Miguel Oliveira vai enfrentar uma concorrência feroz, como são os casos do piloto francês Fabio Quartararo (Yamaha) e do italiano Francesco Bagnaia (Ducati), que para além do português são os únicos dos atuais 22 pilotos MotoGP que já foram vitoriosos no circuito de Portimão.
Pela primeira vez e a juntar às categorias MotoGP, Moto2 e Moto3, o programa do fim de semana também vai incluir a categoria de MotoE (motas elétricas), o que realça a crescente diversidade de competições motorizadas no Autódromo Internacional do Algarve.
Programa do Grande Prémio de Portugal
Sexta-feira (22 de março):
- 08h30 – 08h45: Treinos Livres 1 MotoE;
- 09h00 – 09h35: Treinos Livres 1 Moto3;
- 09h50 – 10h30: Treinos Livres 1 Moto2;
- 10h45 – 11h30: Treinos Livres 1 MotoGP;
- 12h25 – 12h40: Treinos Livres 2 MotoE;
- 13h15 – 13h50: Treinos Livres 2 Moto3;
- 14h05 – 14h45: Treinos Livres 2 Moto2;
- 15h00 – 16h00: Treinos Livres 2 MotoGP;
- 16h15 – 16h45: Qualificação 1 e Qualificação 2 MotoE.
Sábado (23 de março);
- 08h40 – 09h10: Treinos Livres 3 Moto3;
- 09h25 – 09h55: Treinos Livres 3 Moto2;
- 10h10 – 10h40: Treinos Livres 3 MotoGP;
- 10h50 – 11h30: Qualificação 1 e Qualificação 2 MotoGP;
- 12h15: Corrida 1 MotoE (7 voltas);
- 12h50 – 13h30: Qualificação 1 e Qualificação 2 Moto3;
- 13h45 – 14h25: Qualificação 1 e Qualificação 2 Moto2;
- 15h00: Corrida sprint MotoGP (12 voltas);
- 16h10: Corrida 2 MotoE (7 voltas).
Domingo (24 de março):
- 09h40 – 09h50: Aquecimento MotoGP;
- 11h00: Corrida Moto3 (19 voltas);
- 12h15: Corrida Moto2 (21 voltas);
- 14h00: Corrida MotoGP (25 voltas).