Ao final do dia desta quinta-feira, o Benfica comunicou o falecimento de Minervino Pietra, antigo jogador e treinador residente dos encarnados.
Minervino Pietra, uma das figuras mais emblemáticas do futebol português, faleceu esta quinta-feira (7 de março) aos 70 anos de idade. O anúncio foi feito pelo Benfica, clube onde o antigo lateral direito dedicou vários anos da sua vida, primeiro como jogador e posteriormente como membro de algumas equipas técnicas do plantel principal dos encarnados.
Nascido na cidade de Lisboa, em 1954, Minervino Pietra iniciou a sua carreira de futebolista no Belenenses no ano de 1971, antes de se transferir para o Benfica em 1976, onde se destacou como lateral direito e acumulou um total de 407 jogos e 34 golos, sendo uma peça fundamental para a conquista de quatro campeonatos nacionais, cinco Taças de Portugal, duas Supertaças e duas Taças de Honra ao serviço das águias.
Para além das suas façanhas realizadas nos dois clubes da capital, Minervino Pietra também deixou a sua marca na Seleção Nacional, onde representou Portugal em 26 jogos, com um golo marcado no jogo frente à Suécia – derrota por 2-1 –, que contava para a qualificação para o Mundial de 1982 e que se realizou no antigo Estádio da Luz.
É com profundo pesar que o Sport Lisboa e Benfica lamenta a morte de Minervino Pietra, aos 70 anos de idade. Descanse em paz, Míster. 🤍 pic.twitter.com/pL3MmBmOn3
— SL Benfica (@SLBenfica) March 8, 2024
Após terminar a sua carreira como jogador no ano de 1987, Minervino Pietra continuou a sua ligação ao desporto, mais concretamente ao futebol, dedicando-se à vertente de treinador. Neste cargo passou por equipas como o Alverca, o Estoril-Praia, o Juventude de Évora e o Barreirense, para além de ter sido adjunto no Boavista e no Belenenses.
Contudo, o antigo lateral direito regressou à casa do Benfica, para assumir o papel de analista e treinador residente das águias – trabalhou com treinadores como Jorge Jesus, Rui Vitória, Bruno Lage, entre outros –, contribuindo de forma significativa para o sucesso do clube encarnado até ao final da temporada 2021/22 com um total de seis campeonatos nacionais, duas Taças de Portugal, seis Taças da Liga e quatro Supertaças.
A morte de Minervino Pietra deixa uma lacuna nos adeptos do Benfica e do futebol português no geral, mas o seu legado como jogador e treinador do emblema lisboeta vai permanecer para sempre, tal como referido no comunicado das águias.
“É com profunda consternação que o Sport Lisboa e Benfica lamenta a morte de Minervino Pietra, (…) um exemplo de dedicação e de enorme benfiquismo. (…) O Sport Lisboa e Benfica tudo fará para perpetuar a memória de um profissional de excelência e de um homem de raro carácter. Minervino Pietra será sempre reconhecido como um dos nossos, portador e zelador da mística. À família de Minervino Pietra, o Sport Lisboa e Benfica endereça os seus mais sentidos pêsames”, refere o respetivo comunicado.
Liga Portugal e Federação Portuguesa de Futebol lamentam falecimento
O presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, e o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, já lamentaram profundamente a perda de uma “figura histórica” e carismática do Benfica e do futebol português.
Até sempre, Pietra 🕊️ pic.twitter.com/iTioKTbq4G
— SL Benfica (@SLBenfica) March 8, 2024
[Em nome de toda a redação, a New Men apresenta à família e aos amigos de Minervino José Lopes Pietra as mais sentidas condolências]