Um dos maiores nomes da moda morreu aos 81 anos.
Kenzo Takada, designer japonês que se estabeleceu em França a partir da década de 60 e que deu nome a uma das mais conhecidas marcas mundiais (de moda e perfumes), acabou por falecer este domingo, 4 de outubro, em Paris.
A sua morte foi avançada pelo porta-voz da imprensa francesa. “Kenzo Takada faleceu no domingo, 4 de Outubro de 2020, no Hospital Americano de Neuilly-sur-Seine na sequência de covid-19”, lê-se no comunicado.
Kenzo Takada foi considerado “o primeiro estilista japonês a impôr-se em Paris”, segundo o jornal Le Monde. Com uma figura característica de rosto redondo, óculos e corte de cabelo ao vento, aos 21 anos o artista fixou-se em Paris, onde encontrou emprego como desenhador industrial. Antes do nome “Kenzo” ter o significado que conhecemos hoje, o estilista começou por estabelecer uma pequena loja na Galerie Viviene, perto da Ópera de Paris, dando-lhe o nome de Jungle Jap (acunha pelo qual também ficou conhecido na capital francesa devido à sua nacionalidade).
Não foi preciso muito tempo para que as suas peças começassem a fazer furor naquela que é até então conhecida como uma das capitais da moda no mundo. Em meados dos anos 70, começou a internacionalização do seu nome, quando começou a chamar à atenção de alguns nomes conhecidos, como Bianca Jagger ou a princesa Carolina do Mónaco.
Em 1993 o designer vendeu a sua marca à gigante LVMH (proprietário de marcas como Dior ou Louis Vuitton) e retirou-se do mundo da moda em 1999, dedicando-se a outro dos seus grandes hobbies: a pintura. Na altura afirmou: “No mundo da moda é preciso ter uma equipa numerosa, com costureiros, figurinos, muita gente, mas na pintura é tudo mais livre. Por outro lado, quero viajar, ver amigos, gozar a vida, depois de mais de 30 anos de intensa carreira.”
Kenzo ficará eternamente conhecido pelos padrões coloridos e florais que surpreenderam a época. Atualmente a marca Kenzo continua bem ativa no sector da moda, carregando o seu legado oriental, embora cada vez mais dirigida ao público mais jovem. O diretor criativo da marca é hoje o português Felipe Oliveira Batista, que se estreou nos desfiles parisienses pela primeira vez em Fevereiro deste ano.
A morte de Kenzo coincide com uma das datas mais importantes das semanas de moda internacionais – a semana de moda de Paris – e por estes dias, na capital francesa, homenageia-se um nome que ficará para sempre no mundo da moda.
Este artigo foi escrito por Beatriz Bernardino