
O antigo jogador de futebol, João Oliveira Pinto, faleceu esta quinta-feira (8 de fevereiro) aos 52 anos, vítima de uma doença prolongada.
O futebol português está de luto com o falecimento de João Oliveira Pinto aos 52 anos de idade. O antigo jogador, que se destacou como um dos campeões do Mundo do escalão sub-20 em 1991, sucumbiu a uma doença prolongada, segundo a revelação do presidente do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), Joaquim Evangelista.
É com o mais profundo pesar que o @sjpf_pt anuncia o falecimento de João Oliveira Pinto, nosso delegado, companheiro e amigo, que deixa um legado de simplicidade, bondade e disponibilidade constante para os jogadores.
Nunca te esqueceremos e estarás para sempre connosco. pic.twitter.com/dyB5CSKvSp
— Sindicato dos Jogadores (@sjpf_pt) February 8, 2024
Nascido no ano de 1971, em Lisboa, João Oliveira Pinto foi formado nas escolas do Sporting, onde desenvolveu um talento ímpar que o levou a fazer parte da lendária ‘Geração de Ouro‘, onde brilhavam nomes como Luís Figo, Rui Costa, João Vieira Pinto, entre muitos outros. A sua consagração como campeão mundial de sub-20, numa mítica final contra o Brasil no antigo Estádio da Luz com 120.000 espectadores, vai permanecer como um dos momentos mais emblemáticos de sempre da história do futebol português. Para além deste título mundial, o antigo médio ofensivo também fez parte da equipa que se tornou vice-campeã da Europa de Sub-21.
Ao longo da carreira de jogador, João Oliveira Pinto demonstrou toda a sua qualidade futebolística com as camisolas do Sporting, Vitória SC, Estoril, Gil Vicente, SC Braga, Farense, Marítimo, Académica, entre outros emblemas , terminando a carreira dentro dos relvados no ano de 2010. Desde então passou a assumir as funções de dirigente do SJPF e delegado da Assembleia Geral (AG) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Nestes cargos, o antigo jogador passou a ser reconhecido pela sua dedicação ao desenvolvimento e representação dos jogadores profissionais, sendo uma figura querida e respeitada no meio futebolístico. Porém, no decorrer do ano passado, o próprio revelou que estava a lutar contra uma leucemia, doença que acabou por levar o craque esta quinta-feira (8 de fevereiro).
Lutaste como um verdadeiro Campeão do Mundo 🌟 Até sempre, João Oliveira Pinto. pic.twitter.com/DbyrWPYoMm
— Portugal (@selecaoportugal) February 8, 2024
“O desaparecimento do João Oliveira Pinto é uma notícia que enche de tristeza toda a família do futebol nacional. Não apenas pelo muito que nos deu em campo, mas, sobretudo, por tudo aquilo que nos continuava a dar como dirigente do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol, delegado da Assembleia Geral da FPF e amigo de muitos de nós. O legado de grande amor ao futebol e de dedicação ao próximo ficarão para sempre. A toda a sua família, aos seus amigos, ao Sindicato dos Jogadores, com uma palavra especial ao seu presidente Joaquim Evangelista, e a todos os clubes que o João representou na carreira envio as minhas mais sentidas condolências. Obrigado por tudo!”, referiu Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
Num gesto de homenagem, diversos clubes por onde o campeão do Mundo de Sub-20 jogou expressaram as suas condolências, evidenciando o impacto que o antigo jogador teve não apenas como atleta, mas como pessoa, em todos os lugares por onde passou.
O Sporting CP manifesta o seu pesar pela morte de João Oliveira Pinto, antigo futebolista, que faleceu nesta quinta-feira, aos 52 anos, vítima de doença prolongada.
Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e… pic.twitter.com/wkxOOZZCsc
— Sporting CP (@SportingCP) February 8, 2024
Entretanto, a Liga Portugal e a Federação Portuguesa de Futebol decretaram que os jogos realizados este fim de semana – de 9 a 12 de fevereiro – terão um minuto de silêncio em homenagem a João Oliveira Pinto. “Por solicitação do SJPF [Sindicato dos Jogadores], vem a Liga Portugal decretar um minuto de silêncio, em todos os jogos da jornada 21″, revelou o organismo que gere as duas Ligas profissionais de futebol em Portugal. Decreto esse que a FPF também aderiu para as competições sob a sua organização.