O piloto português, Miguel Oliveira, esteve envolvido numa colisão no Grande Prémio de MotoGP que decorreu no Algarve.
Durante a terceira volta do Grande Prémio de Portugal de MotoGP, o piloto espanhol Marc Márquez, da Honda, embateu no piloto português, ficando os dois fora da corrida. O incidente ocorreu na terceira curva do percurso.
Miguel Oliveira, piloto da Aprilia, estava em segundo lugar após ter partido da quarta posição da grelha inicial. O espanhol partiu em primeiro, mas no momento da colisão estava em quarto lugar. Márquez, após falhar a travagem, embateu no seu compatriota Jorge Martin, da Ducati, que seguia na terceira posição, desviando-se do mesmo e abalroando o piloto português que já estava deitado na curva.
Desta forma, ambos os pilotos foram obrigados a abandonar a prova que teve lugar no Autódromo Internacional do Algarve. Miguel Oliveira, natural de Almada, foi transportado para o centro médico do circuito para observações.
Em primeiro lugar seguia o piloto italiano Fancesco Bagnaia, da Ducati, que tinha partido na segunda posição na grelha inicial. No dia anterior, o piloto da Ducati já tinha vencido o Sprint e hoje, domingo, venceu o Grande Prémio de Portugal.
Este foi o primeiro dos 21 Grandes Prémios do Campeonato do Mundo de Velocidade de 2023.