Três dias depois de ser despedido, Sam Altman – cofundador e copresidente da OpenAI ao lado de Elon Musk – vai trabalhar para a Microsoft.
A Microsoft anunciou que vai contratar Sam Altman, o cofundador recentemente demitido da OpenAI, para liderar uma nova equipa de investigação em Inteligência Artificial (IA). O anúncio foi feito por Satya Nadella, CEO da Microsoft, apenas três dias depois da notícia da demissão de Sam Altman da startup que lançou o ChatGPT – plataforma de Inteligência Artificial.
Satya Nadella revelou a novidade através da rede social X (antigo Twitter), onde afirmou que Sam Altman e outro cofundador da OpenAI, Greg Brockman, “irão juntar-se a outros colegas da Microsoft para liderar uma nova equipa de investigação de IA [Inteligência Artificial]. Vamos trabalhar rapidamente para lhes fornecer os recursos necessários para o seu sucesso”, referiu o CEO da Microsoft.
We remain committed to our partnership with OpenAI and have confidence in our product roadmap, our ability to continue to innovate with everything we announced at Microsoft Ignite, and in continuing to support our customers and partners. We look forward to getting to know Emmett…
— Satya Nadella (@satyanadella) November 20, 2023
A demissão de Sam Altman da OpenAI na passada sexta-feira, dia 17 de novembro, causou surpresa e desencadeou várias especulações no Silicon Valley – principal ecossistema de tecnologia dos Estados Unidos da América (EUA) – sobre uma possível luta interna pelo poder da respetiva empresa e isto porque Sam Altman é considerado um prodígio.
O conselho de administração justificou a decisão, alegando que Sam Altman “não foi consistentemente honesto nas suas comunicações”, prejudicando assim a sua capacidade “de exercer as suas responsabilidades”. “O conselho de administração não confia mais na sua capacidade de continuar a liderar a OpenAI”, referia o comunicado da demissão, sem divulgar qual foi razão para a suposta falta de honestidade. A verdade é que tanto Sam Altman como Greg Brockman – ambos cofundadores da OpenAI – deixaram a empresa e vão abraçar o novo desafio na Microsoft, que por coincidência é um dos inúmeros investidores da OpenAI.
Em relação à parceria contínua entre a Microsoft e a OpenAI, Satya Nadella assegurou que a mesma permanecerá comprometida e que todos na Microsoft estão “ansiosos para conhecer Emmett Shear (novo CEO da OpenAI), a nova equipa de liderança e trabalhar com eles”.
De relembrar que Sam Altman foi cofundador e copresidente da OpenAI ao lado de Elon Musk até 2018 – ano em que o dono da rede social X, da Tesla e da SpaceX deixou a empresa – e desempenhou um papel fundamental nos avanços em Inteligência Artificial generativa. A OpenAI alcançou um grande destaque há sensivelmente um ano, com o lançamento do ChatGPT, um ‘chatbot‘ que se tornou viral devido à sua capacidade de manter conversas com pessoas.