A versão de 2020 do desportivo nipónico mantém-se ‘intocável’
O Mazda MX-5 é aquilo a que podemos chamar um sonho real. Um modelo esteticamente muito apetecível, com competências estradistas de grande nota e um preço que o torna ao alcance do desejo.
A sua quarta geração, lançada em 2016, sofreu agora uma atualização que, em bom rigor, é ligeiríssima. O sistema Mazda Connect recebeu as mais recentes versões do Apple Car Play e Android Auto (sistemas que nos permitem ligar e reproduzir os nossos telemóveis no ecrã central do carro); novos estofos e acabamentos, em tecido na versão base e em pele preta ou vermelha nas versões superiores; uma gama de cores revista e a introdução do novo tom Polymetal Gray; e, por último, um novo comando de chave.
Já sob o capot este modelo de tração traseira mantém as duas conhecidas variantes do motor a gasolina Skyactiv-G, o bloco 1.5l de 132 cv e o 2.0l com 184 cv, ambos alocados a uma caixa manual de 6 velocidades, sendo que a versão mais potente tem também disponível a opção de caixa automática de 6 relações.
Clique nas setas e percorra a nossa galeria
O Mazda MX-5 é um modelo que não deixa ninguém indiferente, ao volante e fora dele
Em termos de carroçarias, o Mazda MX-5 está disponível na versão soft-top (capota de lona) e RF (Retractable Fastback), a qual lhe garante um visual mais agressivo e uma presença mais protuberante.
Os níveis de equipamento dividem-se, por esta ordem, em Evolve, Excellence e Special Edition. Este último uma novidade que passa a constituir a gama de topo, conferindo ao modelo detalhes que o tornam ainda mais sugestivo: jantes específicas em liga leve de 17” BBS (2.0 Skyactiv-G) e 16” RAYS (1.5 Skyactiv-G); capota de lona preta na versão soft-top e tejadilho a duas cores na RF; capas dos espelhos retrovisores em preto; e interiores com estofos em pele Nappa perfurada.
Os preços das versões de 2020 do Mazda MX-5 começam nos 28.814€, para a proposta com motor 1.5l, soft-top e nível de equipamento Evolve e chegam aos 50.764€ com a versão de topo, motor 2.0l, carroçaria RF e equipamento Special Edition Navi.
No global, e independentemente das opções de motorizações e equipamento, o MX-5 mantém intacta a sua génese de modelo ágil, leve e prazeroso ao volante, com uma fatura que o democratiza. Por isso, uma coisa é certa, seja qual for a opção, a diversão está garantida.
Este artigo foi escrito por André Duarte