O Ghibli Hybrid marca a entrada da Maserati numa nova era
Ghibli Hybrid. Este é o nome de um modelo que ficará para sempre na história da Maserati, ao ser o primeiro carro produzido pelo construtor italiano a ter algum nível de eletrificação. Um pequeno grande passo, que coloca a marca na rota do futuro, que é cada vez mais uma realidade presente, os carros elétricos.
E para uma caminhada segura neste novo mundo, a Maserati optou pelo Ghibli para primeiro carro a receber tecnologia híbrida, um modelo lançado em 2013 e com muitas cartas dadas na versão convencional, como o provam as mais de 100.000 unidades produzidas.
Esta nova vocação do Ghibli denuncia-se desde logo na subtileza dos pormenores em azul, a cor que irá identificar todas as propostas híbridas da marca. No exterior, a tonalidade sobressai nas pinças de travão, mas também no raio oval que envolve o logo da marca e, por último, nas três tomadas de ar laterais. Uma vez no interior, revestido por uma elegante e luxuosa harmonia, o mesmo tom de azul surge novamente em destaque nos pespontos que bordam os bancos e no tridente Maserati. Detalhes discretos que conferem um saboroso toque de sofisticação ao Ghibli Hybrid.
A par dos referidos pormenores, o modelo apresenta uma nova grelha frontal, a qual ostenta barras redesenhadas com o intuito de figurar um diapasão, mas também uma secção traseira com ligeiras alterações, com o principal destaque a centrar-se nos faróis redesenhados, estilo bumerangue. A inspiração destes esteve no 3200 GT e no protótipo Alfieri.
Clique nas setas e percorra a nossa galeria
O início da produção do Ghibli Hybrid está agendado para setembro, na fábrica Avvocato Giovanni Agnelli, em Grugliasco (Turim)
No coração deste carro encontra-se um sistema híbrido que junta um motor a gasolina 2.0l com turbo a um alternador de 48v e um motor elétrico. Uma opção que mantém intacta a génese dos modelos Maserati, com as prestações a falarem por si: 330 cv de potência máxima; aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,7s; e 255 km/h de velocidade máxima. Números de grande respeito, principalmente num carro de 1878 kg de peso. Nota ainda para a transmissão, garantida por uma caixa automática ZF de oito velocidades. A Maserati refere ainda que o Ghibli Hybrid tem um peso total inferior em cerca de 80 kg face à sua versão Diesel.
A inovação do novo Ghibli estende-se também ao capítulo tecnológico, com a estreia do programa Maserati Connect. Um sistema de conectividade que coloca o condutor em ligação permanente com o carro ao longo de cada viagem. O sistema realiza verificações no veículo e monitoriza os serviços de Safety Security em condições de emergência, além de proceder a atualizações regulares no software.
Por outro lado, incorpora a última geração do Maserati Intelligent Assistant, através do qual o condutor pode personalizar todas as informações a seu gosto. Este inclui um ecrã de alta definição sem moldura e de maiores dimensões (10,1 polegadas), com novos gráficos e mais intuitivo.
O início da produção do novo Maserati Ghibli Hybrid está agendado para setembro, na fábrica Avvocato Giovanni Agnelli, em Grugliasco (Turim).
Este artigo foi escrito por André Duarte.