Para muitos, o Boxing Day é apenas um termo para definir a jornada da Liga Inglesa, no dia que sucede o natal. Mas será mesmo assim?
Curiosos, na New Men fomos ler sobre o Boxing Day. Porque existe, e qual a origem do seu nome. Não nos vamos alargar muito neste artigo, mas apenas dizer que não está relacionado com o desporto boxe, nem com o cão e também não, não tem a ver com os grandes confrontos futebolísticos do dia 26 de Dezembro.
O Boxing Day foi oficialmente reconhecido como feriado no século XIX, precisamente em 1871. Vários países pertencentes ao antigo Império Britânico, seguiram as “coordenadas” de Inglaterra e apadrinharam este dias de férias. Falamos da Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Escócia e Irlanda. O feriado foi implementado para que as pessoas pudessem aproveitar ainda mais as férias de Natal, com um dia extra de descanso que lhes permitia, por exemplo, visitar os amigos que não conseguiram ver durante a consoada ou o 25 de Dezembro. Ainda hoje é assim e, se por acaso o 26 calhar no fim de semana, é “empurrado” para segunda-feira.
Sobre o nome temos primeiro de esclarecer que “box” em português significa caixa. Segundo a pesquisa, o nome pode ter três origens. A primeira vem da caixa recheada de comida e outros bens e surpresas, que os grandes proprietários entregavam aos empregados das suas terras. A segunda dá conta de uma mera acção de solidariedade, em que as igrejas juntavam numa caixa o maior número de dinheiro doado possível, para depois entregar aos mais carenciados. E, finalmente, a terceira referência fala de como os navegadores levavam sempre consigo durante as suas aventuras, uma caixa com dinheiro e relíquias. A caixa seria motivo de sorte e protecção. No final, se a expedição fosse um sucesso, a caixa seria aberta no dia de natal e tudo seria entregue aos mais carenciados.
Seja lá qual for a origem do nome, nos dias de hoje o Boxing Day, para além do futebol e de ser mais um dia de descanso, é também altamente importante para as marcas que aproveitam o feriado para fazer enormes reduções no preço dos produtos.
Artigo escrito por Bernardo Mascarenhas de Lemos
1 comentário
Pingback: ANO NOVO, NOVOS JOGOS: LIGA INGLESA - NewMen