
O primeiro-ministro esteve com o Presidente francês esta quarta, 16 de dezembro.
A Presidência francesa anunciou esta quinta-feira, 17 dezembro, que o seu Presidente, Emmanuel Macron testou positivo para a covid-19. Em risco poderá estar António Costa.
“O Presidente da República foi diagnosticado positivo para a covid-19 hoje. Este diagnóstico foi feito através de um teste RTPCR logo a seguir aos primeiros sintomas”, pode ler-se no comunicado.
A última quarta-feira, 16 de dezembro, António Costa esteve reunido com o primeiro-ministro António Costa. No encontro, inclusive, os dois chegaram a partilhar um almoço, deixando o primeiro-ministro português em risco.
Sabe-se agora que Emmanuel Macron vai estar em isolamento nos próximos sete dias, segundo as regras das autoridades de saúde francesas, no entanto, não deixará de efetuar o seu trabalho e atividades da presidência, ainda que remotamente.
Segundo as regras da DGS, António Costa, deverá cumprir os 14 dias de isolamento profilático, uma vez que esteve em contacto com um caso positivo. Em causa está a sua comparência na renovação do Estado de Emergência esta semana, e nas celebrações natalícias, 24 e 25 de dezembro.
António Costa fará o teste esta quinta-feira que, apesar da situação de Macron, já estava previsto na sua agenda tendo em conta que tinha visita marcada ao estrangeiro para visitar tropas portuguesas em missão.
Este artigo foi escrito por Beatriz Bernardino