A leiloeira Christie’s anunciou que um livro da coleção Schoyen vai ser leiloado em Londres (Inglaterra) no próximo dia 11 de junho deste ano.
O Códice Crosby-Schoyen, um dos livros mais antigos do mundo e por isso um tesouro histórico, está prestes a ser leiloado em Londres (Inglaterra) pela Christie’s. Datado de aproximadamente 250-350 d.C., este livro único foi escrito na língua copta, produzido num dos primeiros mosteiros cristãos e tem um valor estimado de venda entre os impressionantes 2,4 e os 3,5 milhões de euros (2.400.000€ – 3.500.000€), de acordo com o anúncio feito pela leiloeira.
“É exatamente neste período, de transição, quando o rolo de papiro se começa a transformar em forma de Códice. O que temos neste livro são os primeiros textos conhecidos de dois livros da Bíblia”, explicou o especialista em manuscritos medievais e renascentistas da Christie’s, Eugenio Donadoni.
Composto por um total de 104 páginas, correspondentes a 52 folhas, o Códice Crosby-Schoyen foi meticulosamente escrito por um escrivão durante 40 anos num mosteiro egípcio. Contendo a primeira epístola de Pedro e o Livro de Jonas, este precioso livro testemunha os primórdios do cristianismo e oferece uma rara visão da vida religiosa na antiguidade.
A Christie’s destaca ainda a singularidade do Códice Crosby-Schoyen, atribuindo a sua preservação ao clima seco do Egito, visto que apenas alguns livros dos séculos III e IV conseguiram resistir ao tempo até os dias de hoje.
Descoberto no país do norte de África na década de 1950 e posteriormente adquirido pela Universidade do Mississippi, nos Estados Unidos da América, o respetivo livro mudou de mãos no ano de 1981 quando foi comprado por um colecionador norueguês de manuscritos. Agora, como parte da coleção Schoyen, – uma das maiores coleções privadas de manuscritos do mundo –, o Códice Crosby-Schoyen está pronto para encontrar um novo lar.
Porém, antes do leilão em Londres, este livro histórico está em exibição na Christie’s de Nova Iorque (Estados Unidos da América) desde o dia 2 de abril, onde se irá manter até esta terça-feira (9 de abril), oferecendo aos entusiastas de história e colecionadores a oportunidade de admirar esta obra rara de perto.
O leilão está marcado para o dia 11 de junho deste ano de 2024, onde se espera que este tesouro histórico em forma de livro atraia a atenção global e possivelmente supere todas as expectativas de preço.