
A categoria de Melhor Filme Internacional vai ser agora ocupada por outro filme concorrente: “Vitalina Varela”, “Patrick” ou “Mosquite”.
A informação foi adiantada pela SIC: “O filme apresenta 10 minutos de diálogo em língua não inglesa e 21 minutos de diálogo em língua inglesa. O que faz com que 32% do filme seja falado em língua não inglesa e a regra prevê que tem de ser no máximo 50%”.
A Academy of Motion Picture Arts and Sciences considerou o “Listen” um candidato não elegível. Apesar deste ter sido o filme mais votado na pré-seleção feita pela academia nacional, uma nova votação vai ter de ser feita excluindo esta produção cinematográfica.
O realizador do filme “Patrick”, Gonçalo Waddington, já se manifestou em relação a este processo afirmando que é uma “pena que a Academia Portuguesa desconheça regra da língua que consta no regulamento dos Óscares da Academy of Motion Pictures, Arts and Sciences”.
A hipótese de o filme ser vetado já era conhecida há algum tempo. Ainda assim, como a AMPAS não classificou automaticamente como elegível, a Academia Portuguesa decidiu avançar com a pré-seleção.
Ana Rocha de Sousa, realizadora do filme “Listen”, mostrou-se descontente explicando que a mudança de língua é justificada pelo próprio argumento do filme. Porém, a AMPAS exigiu uma nova votação urgente. A mesma será feita entre a 00h de 18 de dezembro e terminará às 23h59 de domingo dia 20 de dezembro.
Na corrida para os óscares estão agora os filmes que se seguem.
VITALINA VARELA
Vitalina Varela é um filme que conta a história de uma mulher cabo-verdiana que só consegue retornar a Portugal após a morte do seu marido. Impossibilitada de viajar, após 25 anos, nem ao funeral conseguiu assistir, aterrando três dias depois do mesmo.
PATRICK
Esta é a história de um rapaz que foi sequestrado aos 8 anos. Cresceu numa família francesa, mesmo sendo português. Ao descobrir o seu novo nome, e as suas verdadeiras origens, toda a sua vida muda.
MOSQUITE
O filme de João Nuno Pinto retrata a história de um soldado português que combateu na Primeira Guerra Mundial. Abandonado pelo seu pelotão e infetado com malária, a personagem principal atravessa grandes dificuldades.
Este artigo foi escrito por Marta Pereira Laranjeira
1 comentário
Pingback: AFINAL, “VITALINA VARELA" É O CANDIDATO PORTUGUÊS AOS ÓSCARES - NewMen