Tardes de dança, serões de cinema, espetáculos e festivais ao ar livre vão invadir as ruas de Lisboa já este mês de agosto.
“Lisboa na Rua” está de volta e traz consigo um vasto programa de eventos culturais, ao ar livre e de acesso gratuito, à capital portuguesa. Este evento é organizado pela EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, que é responsável pela gestão de alguns dos mais emblemáticos espaços culturais da cidade e pela realização de Festas e outras atividades de referência em espaço público de Lisboa. A cultura volta a invadir os jardins, praças e largos da cidade, entre 19 de agosto e 18 de setembro. As ruas lisboetas serão animadas pelo regresso das matinés de dança, os serões de cinema ao ar livre, os espetáculos e os festivais, um programa inclusivo para todas as idades. Este ano é marcado por várias novidades na programação, a Literatura e a Poesia de autores como José Saramago e João Monge, a celebração dos 200 anos da independência do Brasil com a Filarmônica de Minas Gerais e a inclusão da magia no Vale do Silêncio, bem como um novo concerto da Orquestra Gulbenkian, ganham espaço e destaque ao longo deste mês.
O Festival Solo Fest vai inaugurar o evento com duas noites de atuações intimistas, no Castelo de São Jorge, entre o Teatro, a Dança e a Música. Também neste dia poderá assistir a uma comédia sobre a vida conjugal – “Por Ele”, interpretada pelo ator Miguel, e ouvir a compositora Mafalda Veiga que vai revisitar alguns dos seus temas mais conhecidos e algumas versões de bandas, como os Beatles. Até setembro vão participar nesta iniciativa espetáculos como, “Kodé Di Dona”, com Mano Preto, numa homenagem ao poeta, compositor e historiador cabo-verdiano; um concerto da violoncelista e cantora cubana Ana Carla Maza; , o concerto “Noite no Vale” da Orquestra Gulbenkian, sob a direção do maestro Diogo Costa e com a participação de solistas convidados; um cine concerto com o filme “O Fauno das Montanhas” (1926) de Manuel Luís Vieira, que vai ser acompanhado ao vivo pela Orquestra Metropolitana de Lisboa; festivais “Lisboa Mágica”, com 15 artistas e 158 espetáculos, repartidos por 10 locais da cidade; e aulas ao ar livre, de Flamenco e Sevilhanas (na Quinta das Conchas), Danças Tribais Africanas (no jardim do Palácio das Galveias), Samba e Forró (no Parque Urbano Moinhos de Santana) e Salsa e Merengue (Largo José Saramago – Campo das Cebolas), a partir das 17h, nas tardes de domingo. Estes são só algumas das propostas que vai encontrar nas ruas de Lisboa. Pode conhecer a programação completa aqui.
Artigo por Francisca Pinheiro