O coração do país não é o único caso, diversas cidades europeias baixaram o limite de velocidade e limitaram a circulação de veículos.
Em Lisboa a velocidade máxima nas estradas passará a ser de 30 quilómetros. A medida , proposta pelo PAN, foi aprovada na quarta-feira, 11 de maio, com a abstenção do PCP e o voto contra do PSD.
As “Cidades 30 km” são uma tendência europeia que, comprovadamente, pode ajudar a combater as alterações climáticas e diminuir a poluição sonora. A sugestão defende também a utilização dos transportes públicos, tal como a tendência gratuita dos mesmos.
A iniciativa “Contra a guerra, “Pelo clima” obriga o executivo camarário a reduzir em 10 km/h a velocidade máxima de circulação permitida para: 30km/h nas vias de 3.º, 4.º e 5.º nível da rede viária (como a Almirante Reis ou a Avenida 24 de Julho), para 40km/h nas vias de 2.º nível (como a 2ª circular ou o eixo do Marquês de Pombal ao Campo Grande) e para 70km/h nas vias de 1.º nível (Eixo Norte-Sul).
Na cidade de Lisboa, foi também aprovada a eliminação do trânsito automóvel na Avenida da Liberdade aos domingos e feriados. E decidido que o trânsito dos automóveis aos domingos deve ser alargado a todas as freguesias, aplicando-se a “uma artéria central (ou mais) para que todos os habitantes da cidade possam fazer as suas deslocações de proximidade a pé de forma segura e confortável sem necessitar do seu próprio automóvel”.
Texto por New Men