A equipa orientada por Rúben Amorim empatou com a formação londrina e vai discutir a eliminatória na próxima quinta-feira (16 de março).
O Sporting encarou, desde o dia do sorteio, esta eliminatória com a mentalidade de que serão jogos difíceis, mas que não existem impossíveis no futebol. Foi isso mesmo que em pleno Estádio de Alvalade ficou demonstrado no final de tarde desta quinta-feira (9 de março), com os leões a empatarem 2-2 frente ao Arsenal – líder isolado da Premier League – e a mostrarem capacidade para discutirem, em Londres, a passagem aos Quartos de Final da Liga Europa.
O treinador leonino, Rúben Amorim, apresentou quatro mudanças em relação ao onze que iniciou a partida em Portimão (vitória de 1-0 frente ao Portimonense). St. Juste, Matheus Reis, Francisco Trincão e Paulinho entraram para os lugares de Diomande, Nuno Santos, Ugarte (castigado) e Chermiti. A passagem de Pedro Gonçalves para o meio campo, juntamente com Morita, revelou-se determinante na capacidade do Sporting conseguir sair de zonas de pressão com a qualidade e de chegar às zonas de finalização com mais um elemento, características comuns do médio de 24 anos.
Apesar da boa entrada em jogo por parte do Sporting, foi o Arsenal que inaugurou o marcador da partida aos 22 minutos, no seguimento de um canto cobrado pelo português Fábio Vieira e finalizado pelo francês Saliba, que saltou mais alto que toda a gente na pequena área e cabeceou para o fundo das redes da baliza defendida por Adán.
Ficou a sensação em Alvalade que, a partir daí, o Sporting já não conseguiria dar a volta ao atual 1º classificado do campeonato inglês, mas a verdade é que, ao contrário do que tem acontecido esta época, os leões não se desorganizaram e mantiveram-se fiéis ao plano elaborado por Rúben Amorim. Essa lealdade acabou por dar resultados ainda antes do intervalo, com o golo do empate a surgir aos 34 minutos, através de um cabeceamento certeiro de Gonçalo Inácio em resposta ao canto batido por Marcus Edwards.
No segundo tempo, o Arsenal continuou a ter mais posse ao conseguir anular as saídas de bola dos leões. No entanto, foi no período de maior dificuldade que o conjunto leonino surpreendeu e colocou-se em vantagem no resultado e na eliminatória. O extremo inglês Marcus Edwards colocou em Pedro Gonçalves, que dentro de área rematou para a defesa incompleta do guardião do Arsenal, com o avançado Paulinho a rematar para o 2-1 e para o delírio dos milhares de adeptos leoninos presentes no Estádio José Alvalade.
O técnico espanhol do emblema londrino não mostrava no banco de suplentes qualquer índice de satisfação para com o resultado negativo e a verdade é que o Arsenal conseguiu minimizar a insatisfação de Mikel Arteta aos 62 minutos, quando o médio Xhaka rematou de fora de área e viu a bola a desviar em Morita, que enganou Adán e voltou a colocar a eliminatória empatada. De realçar que os jogadores do Sporting ainda reclamaram – e com razão – uma falta de Saka sobre Pedro Gonçalves, mas o árbitro e o VAR da partida não consideraram o lance faltoso.
O resultado (2-2) não sofreu mais alterações até ao apito final do jogo e por isso o duelo entre Arsenal e Sporting, na próxima quinta-feira (16 de março), às 20h00, no Estádio Emirates (Londres) irá ser decisivo para se saber qual das duas equipas irá marcar presença nos Quartos de Final da Liga Europa.
Durante o dia de ontem (9 de março) houve mais 7 jogos a contar para a segunda maior competição da UEFA, com o destaque para as vitórias dos italianos da Roma, de José Mourinho e Rui Patrício, dos ingleses do Manchester United, de Bruno Fernandes e Diogo Dalot, e para a derrota dos turcos do Fenerbahçe. Eis todos os resultados da 1ª mão dos Oitavos de Final da Liga Europa:
Quinta-feira também é dia de Liga Conferência (3ª prova da UEFA) e os resultados a destacar são as vitórias dos ingleses do West Ham, dos franceses do Nice, dos italianos da Fiorentina (equipa que eliminou o SC Braga) e o empate entre os belgas do Anderlecht e os espanhóis do Villarreal. Eis todos os resultados da 1ª mão dos Oitavos de Final da Liga Conferência:
Para ver mais conteúdo de Desporto, clique aqui.