O novo Ypsilon, será o primeiro modelo a ostentar o renovado símbolo Lancia.
Chegou agora a hora de desvendar um novo logótipo, símbolo da nova era da Lancia e marco da entrada da marca na mobilidade elétrica. Este novo logótipo será exibido no novo Ypsilon, no novo topo de gama e no novo Delta. É parte integrante da nova Identidade Corporativa que irá envolver os concessionários europeus, que, até ao início de 2024, serão renovados em imagem, bem como de todas as atividades de comunicação, tanto online como offline.
Também novidade é o lettering Lancia, com uma fonte original que sublinha o futuro da marca, tornando-a desejável, duradoura e contemporânea.
Na criação do novo logótipo, a equipa de designers da Lancia estudou as sete versões usadas ao longo de mais de um século. Partiram do logótipo muito simples e minimalista de 1907, onde o nome “Lancia” surge em itálico e com uma cor dourada, perfeitamente consistente com o estilo Liberty da época. Mais tarde, analisou-se o logótipo de 1911, projetado pelo Conde Carlo Biscaretti di Ruffia, que continha alguns elementos que se mantiveram inalterados ao longo do tempo: o volante de quatro raios, o controlo manual do acelerador, a bandeira retangular e o poste em forma de lança. Foi, depois, estudado o logótipo de 1929, um logótipo com o seu escudo triangular que enquadra o círculo do volante, que recorda as geometrias universais e uma pureza gráfica. Seguiu-se o famoso logótipo de 1957, com o seu visual minimalista, numa pesquisa que terminou nos emblemas mais recentes, como a versão simples e refinada de 1974, ou a de 1981 criada pelo designer Massimo Vignelli, que estilizou o escudo, a lança, o volante e a bandeira, terminando-se o processo no logótipo atualmente usado, introduzido em 2007.
Igualmente para celebrar o renascimento da icónica marca italiana, a Lancia apresenta um manifesto tridimensional que representa a fonte de inspiração de todos os novos automóveis a lançar entre 2024 e 2028. O Lancia Pu+Ra Zero (contração das expressões Pure e Radical) é uma espécie de escultura que combina uma série de elementos estilísticos que distinguirão os próximos modelos da marca. À frente, é evidente a reinterpretação da grelha histórica da Lancia, o “cálice”, agora projetado para o futuro através de três raios de luz para torná-lo icónico e memorável. Este novo “cálice” puro, tecnológico e com uma identidade única surgirá nos três novos modelos Lancia, tornando-os instantaneamente reconhecíveis de dia e de noite.
Atrás destacam-se os faróis traseiros redondos. Relembrando os usados no Stratos, serão aplicados no novo Ypsilon e posicionados nos extremos do novo lettering Lancia. Por fim, numa visão lateral, o novo logótipo surge em destaque.
O Renascimento da Lancia implementa um plano estratégico a dez anos que inclui uma gama eficiente composta por três novos modelos: Ypsilon, que chegará em 2023, Aurelia, que ressurgirá em 2026 e, finalmente, o Delta, que será lançado em 2028.
Relembramos que a marca irá comercializar apenas veículos 100% elétricos em 2028. Outro pilar do Renascimento da Lancia é a sustentabilidade: no habitáculo do Novo Ypsilon, 50% das superfícies de contacto ao toque serão ecológicas. Para além disso, está em curso a criação de um modelo de distribuição eficiente e inovador, com 100 novos e exclusivos showrooms na Europa e uma seleção de parceiros em Itália. Em complemento, o novo sistema proporciona uma maximização do recurso às vendas online.
Artigo por Rui Reis