Um supercarro que apresenta tecnologia inovadora e registos ao cronómetro de fazer sonhar!
O Sián Roadster é, mais que um modelo Lamborghini, o carro mais potente produzido pela casa de Bolonha (Itália). Os números falam por si.
Equipado com um sistema híbrido que conjuga um motor V12 (785 cv) e um motor elétrico de 48 Volt (34 cv), esta proposta oferece uma potência combinada de nada mais nada menos que 819 cv. E sim, estamos a falar de um descapotável.
Para chegar a tais registos, em vez da utilização da tradicional bateria de iões de lítio – a opção usual em modelos híbridos -, a Lamborghini desenvolveu um supercondensador que, segundo a marca, constitui uma tecnologia pioneira a nível mundial que permite armazenar até dez vezes mais quantidade de energia que a típica bateria de iões de lítio, sendo três vezes mais leve que uma com igual potência e três vezes mais potente que uma com igual peso.
Da teoria para a prática, falamos de uma velocidade máxima superior a 350 km/h e um registo dos 0 aos 100 km/h em menos de 2,9s (a marca não revela os números exatos). Um modelo tão rápido ao cronómetro como a esgotar. Já que as 19 unidades que constituem esta série limitada têm todas já destinatário.
O Lamborghini Sián Roadster incorpora também um sistema de travagem regenerativa. No caso, devido ao novo supercondensador, a marca revela que o sistema de armazenamento de energia é totalmente carregado a cada travagem. O motor elétrico funciona até aos 130 km/h, velocidade a partir da qual fica apenas disponível o bloco V12. Fica também a cargo do motor elétrico todas as manobras a baixa velocidade, como marcha-atrás ou estacionamento.
Esteticamente a dificuldade está em para onde olhar primeiro. Com um estilo futurista, assente numa aerodinâmica de primeira linha, destacam-se o splitter dianteiro, as grandes entradas e saídas de ar laterais e a imponente secção traseira que ostenta um padrão hexagonal, na qual encontramos seis luzes com igual geometria, num formato inspirado no Lamborghini Countach.
No exterior, o carro estreia-se com a tonalidade Blu Uranes e jantes com acabamento Oro Electrum, a cor escolhida pela marca para simbolizar a eletrificação. Já o interior é revestido de detalhes Blu Glauco e vários elementos em alumínio na cor Oro Electrum. Um detalhe exclusivo está nas saídas de ventilação, de novo desenho, produzidas através de impressão 3D, que podem ser personalizadas com as iniciais do respetivo cliente.
Um modelo que se torna um dos estandartes da casa italiana, conforme Stefano Domenicali, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini, refere: “O Sián Roadster concentra o espírito da Lamborghini. É a síntese perfeita entre um design impressionante e prestações extraordinárias, mas, sobretudo, é um símbolo das principais tecnologias do futuro. O inovador sistema de propulsão híbrido do Sián assinala o rumo a seguir pelos superdesportivos da Lamborghini, e o descapotável Sián Roadster cumpre a ambição de conservarmos o nosso estilo exclusivo, ao mesmo tempo que avançamos rumo a um amanhã que exige a eletrificação.”
Em jeito de curiosidade, de realçar que o nome Sián, no dialeto de Bolonha, significa “raio”, uma escolha que simboliza a importância da eletrificação para o futuro da marca.
Este artigo foi escrito por André Duarte