KIA EV6, A NEW MEN JÁ CONDUZIU O NOVO FAMILIAR 100% ELÉTRICO DA MARCA COREANA

DAVID CARREIRA E POPOTA JUNTOS NA FEIRA DOS BRINQUEDOS DO CONTINENTE
10 de Novembro, 2021
OS ÚLTIMOS 22 GOLOS DE JOÃO FÉLIX PARA CELEBRAR OS 22 ANOS
10 de Novembro, 2021

KIA EV6, A NEW MEN JÁ CONDUZIU O NOVO FAMILIAR 100% ELÉTRICO DA MARCA COREANA

A convite da Kia Portugal, a New Men esteve presente no primeiro ensaio dinâmico que a marca proporcionou em solo luso do novíssimo EV6. Uma ocasião que serviu ainda para marcar a chegada do familiar 100% ao mercado nacional. 

Em Portugal, a gama EV6 assenta, para já, em duas versões: Air (com bateria de 58 kWh) e GT-line (77,4 kWh). Os preços começam nos 43 950€ do Air, enquanto o GT-line está disponível por 49 950€. O topo de gama e-GT (AWD, 77,4 kWh) só deverá chegar ao nosso mercado no primeiro trimestre de 2023. Para clientes empresariais, a Kia preparou uma oferta de gama especial: disponibilizando a versão Air por 35 950€ + IVA assim como uma campanha de renting tudo incluído por 499€ + IVA /mês (contrato de 60 meses / 50.000 km). 

Neste primeiro contato dinâmico, a New Men teve a oportunidade de conduzir o EV6 GT-line num sinuoso traçado em Monsanto, o pulmão da cidade de Lisboa e o local ideal para testar um crossover 100% elétrico. Com 229 cv de potência, este tração traseira permite prestações de grande nível, com a habitual resposta quase instantânea às solicitações do acelerador que caracteriza os automóveis elétricos. Outro dado a reter é o excelente comportamento evidenciado, sendo evidente a boa distribuição de peso entre a frente e a traseira (53:47), assim como o baixo centro de gravidade permitido pela colocação das baterias ao longo do piso. O acerto da suspensão também é muito eficaz, com a dose certa de firmeza para controlar os movimentos da carroçaria, sem afetar sobremaneira o conforto de rolamento. A própria solidez do conjunto também contribui para esta sensação de conforto e serenidade.

 

Aproveitámos ainda para ficar a conhecer alguns elementos tecnológicos diferenciadores, como o estacionamento 100% autónomo. O novo Sistema Inteligente de Auxílio Remoto ao Estacionamento (RSPA) permite estacionar mesmo com o condutor fora do veículo. Recorrendo a câmaras periféricas e a sensores ultrassónicos, este sistema permite ao EV6 identificar um lugar de estacionamento com as dimensões adequadas e depois estacionar no mesmo, comandando automaticamente o acelerador, os travões e a caixa de velocidades para esse efeito. Mas as surpresas não se ficam por aqui: o RSPA consegue estacionar o veículo tanto perpendicularmente como em paralelo! 

O sistema de carregamento do EV6 é, também ele, flexível, graças à Unidade de Comando de Carregamento Integrado (ICCU). Esta unidade permite uma nova função “vehicle-to-load” (V2L, ou “veículo para carregamento”), capaz de fornecer 3,6 kW da bateria a dispositivos externos, bastando para tal utilizar um simples adaptador que transforma a ficha de carregamento exterior numa tomada elétrica. Este adaptador de fichas é específico para cada mercado, permitindo ao EV6 carregar desde eletrodomésticos até outros EV.

Segundo a Kia, o novo EV6 é o primeiro dos 11 novos BEV que a Kia planeia lançar até 2026, numa estratégia de reforço da sua gama de veículos elétricos. Destes 11 novos modelos, sete serão baseados nesta nova plataforma E-GMP e quatro derivados de modelos já existentes.

Texto escrito por Rui Reis

Toyota RAV4
Slider