A Pipoca Mais Doce, Wuant e Bumba na Fofinha são os influenciadores digitais mais conhecidos.
A Pipoca Mais Doce continua a ser a influenciadora digital com maior notoriedade em Portugal. O ‘alter ego’ criado por Ana Garcia Martins em formato de blog voltou a ser o mais referido de forma espontânea pelos inquiridos no estudo “Figuras Públicas e Digital Influencers”, da Marktest: quando questionados acerca dos blogs, vlogs, bloggers ou youtubers que conhecem ou sobre os quais já ouviram falar, 31,1% dos inquiridos referiram A Pipoca Mais Doce.
O ranking de respostas espontâneas apresenta nas posições seguintes o youtuber Wuant (Filipe Morgado Borges), com 10.4% de respostas, e a humorista Bumba na Fofinha (Mariana Cabral), com 7.6% de referências por parte dos inquiridos. Na comparação com a edição do ano passado deste estudo, Wuant ultrapassa assim Bumba na Fofinha no Top3 de influenciadores digitais com maior notoriedade espontânea. Além da notoriedade espontânea, o estudo “Figuras Públicas e Digital Influencers” procura também avaliar a notoriedade das figuras públicas mediante a apresentação de listas de nomes de personalidades públicas.
Apresentada uma lista de 40 nomes de influenciadores digitais aos inquiridos, A Pipoca Mais Doce foi novamente a personalidade que mais entrevistados neste estudo disseram conhecer, com 65.3% de notoriedade sugerida. No entanto, neste critério surge uma novidade: Luís Franco-Bastos subiu à segunda posição, com 45.5% de notoriedade sugerida, e Bumba na Fofinha (Mariana Cabral) manteve a terceira posição, com 43.9%.
Outro indicador avaliado no estudo da Marktest é a empatia dos portugueses com as Figuras Públicas. No que respeita aos influenciadores digitais, dá-se a curiosidade de o Top3 de empatia ou identificação ser ocupado por três Guilhermes: Guilherme Cabral foi o influenciador que obteve o melhor resultado, com 7.11 pontos (numa escala de 1 a 10), entre os inquiridos que referiram conhecê-lo. Nas posições seguintes ficaram Guilherme Duarte (Por Falar Noutra Coisa) e Guilherme Geirinhas, com 7.04 e 6.74 respetivamente.
Com base neste tipo de indicadores sobre influenciadores digitais, o estudo da Marktest tentou também aprofundar a relação dos portugueses com blogs, vlogs e youtubers e constatou que a interação mais frequente é gostar ou classificar os posts e vídeos dos influenciadores, indicado por 58.6% dos seguidores. A subscrição de atualizações e o reenvio de posts ou vídeos para os seus contactos são as outras interações mais frequentes.
Questionados sobre a importância que os inquiridos atribuem aos comentários ou opiniões sobre uma determinada marca ou produto em blogs ou vlogs, o valor médio registado foi de 6.12 numa escala de 1 a 10, o que confirma a importância destas plataformas para as estratégias das marcas. O estudo também revela, de resto, que a opinião dos influenciadores para as opções de compra dos inquiridos foi classificada com um índice de 5.99, o que corrobora também a sua importância para os anunciantes.
Artigo por New Men