A versão single motor do mais pequeno SUV 100% elétrico da Volvo começa nos 37 900€.
Já disponível para encomenda em Portugal, o EX30 vem alargar a gama de automóveis 100% elétricos da Volvo Cars, que agora conta com quatro modelos (XC40, C40, EX90 e EX30). O EX30 apresenta-se assim como a opção da Volvo no segmento dos SUC compactos, uma franja de mercado em rápido crescimento e onde a marca sueca ainda não estava representada.
O preço da versão base (EX30 Single Motor Core) em Portugal será de 30.800€ + IVA i.e. 37.900€ PVPR. (despesas não incluídas). A abertura de encomendas já teve início e o arranque da produção está previsto para o final do ano, as entregas das primeiras unidades a clientes estão agendadas para o início de 2024. De destacar ainda que a marca oferece 5 anos de manutenção programada incluída.
O EX30 incorpora todos os valores de design da Volvo, agora num formato mais pequeno. Uma distância entre eixos longa, jantes de grandes dimensões e proporções equilibradas. Tem o típico design dos elétricos Volvo, com uma frente confiante, um escudo fechado e uma representação digital dos faróis em formato – Martelo de Thor. Tem cinco cores exteriores vibrantes – desde o elegante Cloud Blue ao brilhante e expressivo Moss Yellow.
Com o EX30, a Volvo dá aos clientes a liberdade para escolherem qual a bateria elétrica que melhor se adequa às suas necessidades. O automóvel apresenta três opções de grupos propulsores e dois tipos de bateria diferentes, o que lhe permite apresentar também um preço de entrada especialmente atrativo.
Para os clientes que passam a maior parte do seu tempo na cidade ou a fazer distâncias mais curtas entre carregamentos, a marca propõe a opção “Single Motor” com bateria LFP. Esta utiliza a química do fosfato de ferro-lítio, sendo mais económica e com uma produção que consome menos recursos, constituindo a melhor opção para quem não necessite de uma grande autonomia.
Caso seja necessária uma maior autonomia, a variante “Single Motor Extended Range”, com uma bateria NMC talvez seja a melhor opção. Esta inclui lítio, níquel, manganésio e cobalto e produz a sua energia de forma mais eficiente do que a variante LFP. A opção “Single Motor Extended Range” proporciona uma autonomia até 480 km entre carregamentos.
Por último, se a performance for a prioridade, o Volvo EX30 apresenta ainda a opção “Twin Motor Performance”, a qual associa a bateria NMC com um segundo motor elétrico. Esta variante de tração integral é capaz de fornecer 315kW (428cv) de potência e acelerar dos 0-100 km/h em 3,6 segundos.
O Volvo EX30 permite também realizar carregamentos rápidos. A variante “Twin Motor” tem uma capacidade até 153 kW. Isto significa que é possível carregar a bateria de 10 a 80% em pouco mais de 25 minutos. Através do ecrã central e da app do automóvel, o cliente poderá também definir a amperagem, o nível máximo de carga e agendar o carregamento.
Para proporcionar a melhor experiência de condução possível, a Volvo afinou o chassis do EX30 para tirar o máximo partido das suas dimensões compactas. O seu baixo centro de gravidade, bem como o seu peso relativamente reduzido e distribuído de forma uniforme, resulta numa condução fácil e ainda mais ágil dentro e fora da cidade.
Finalmente, o interior tem uma abordagem minimalista, o que permitiu reduzir o número de peças necessárias sem comprometer a funcionalidade.
O EX30 foi também concebido para ser tão seguro como seria de esperar e tem como objetivo proteger não só o condutor e ocupantes, mas também outros condutores, peões ou ciclistas em ambientes urbanos agitados. Por exemplo, o Volvo EX30 inclui de série, um alerta de abertura de porta, que consegue avisar, através de sinais visuais e sonoros, sempre que um ocupante esteja prestes a abrir a porta em frente a um ciclista, motociclista ou outro utente da via que esteja a passar.
Ainda a bordo, é possível escolher entre quatro opções de interior distintas, com várias opções de arrumação no habitáculo. A experiência do utilizador é também melhorada com a presença de um ecrã único, com tecnologia Google integrada onde se apresenta a versão mais recente do sistema de infotainment Volvo. O Volvo EX30 tem também cinco temas distintos de iluminação interior. Cada um deles é inspirado por uma paisagem escandinava diferente e muda subtilmente de cor, conferindo uma sensação de calma ao interior do habitáculo. Será possível selecionar entre a luz quente do sol a cair por entre as folhas de uma floresta escandinava, um pôr-do-sol na costa oeste da Suécia, as mundialmente famosas auroras boreais, os céus dourados do verão sueco ou o ambiente luminoso de um pôr-do-sol urbano. O cliente pode combinar também cada tema de iluminação com uma paisagem sonora ambiente.
Versão Cross Country em 2024
A partir do próximo ano, o Volvo EX30 terá também disponível uma versão Cross Country. As encomendas para esta versão especial serão abertas em 2024, e prevê-se que a sua produção se inicie no final desse mesmo ano. O Volvo EX30 Cross Country tem como base a longa herança Cross Country da Volvo. Esta versão irá incluir várias características personalizadas, tais como uma maior distância ao solo, jantes pretas de 19 polegadas com a opção de jantes de 18 polegadas com pneus personalizados também disponível. O Volvo EX30 Cross Country será facilmente identificável através das placas de proteção à frente, atrás e de lado, painéis pretos especiais no para-choques dianteiro e na tampa da bagageira, e a elegante marca Cross Country – uma pequena bandeira sueca montada no capot.